16/05/2019
Governador e secretário de Desenvolvimento Regional entregaram obras em Birigui

O governador do Estado de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, entregaram nesta quinta-feira (16 maio) em Birigui obras de modernização da SP-461, rodovia que liga Birigui-Buritama.

As obras na rodovia tiveram investimentos de R$ 69,6 milhões. A informação foi passada pela Secretaria de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo em solenidade realizada no km 24 da SP-461, ao lado do trevo de acesso ao bairro Portal da Pérola.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o vice-prefeito, Carlito Vendrame, receberam as autoridades no município. Secretários municipais também prestigiaram o evento na recepção das autoridades.

Também participaram do ato vereadores de Birigui, prefeitos e vereadores de várias cidades da região e demais autoridades, entre elas o superintendente do DER, Paulo César Tagliavini.

Durante o período de obras, entre dezembro de 2015 e maio de 2019, mais de 604 novos empregos foram gerados, entre 151 empregos diretos e 453 vagas para postos de serviços indiretos.

A SP-461, entre o km 24 ao km 71, recebeu recapeamento da pista, recuperação dos acostamentos, construção de quatro dispositivos de acesso, implantação de faixas adicionais, novo sistema de drenagem e nova sinalização.

As obras passam pelos municípios de Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Turiúba. “Obrigado ao Governo do Estado de São Paulo por essa grande obra. São quase R$ 70 milhões em investimentos, melhorando nossa SP-461”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão, que no ato representou o deputado estadual Roque Barbiere.

Segundo a Secretaria de Logística e Transportes, a SP-461 é um importante corredor logístico da região Noroeste Paulista, pois dá acesso à Hidrovia Tietê-Paraná e possibilita o escoamento da produção agropecuária e industrial da região, com destaque ao setor calçadista.

É pela rodovia que importantes polos industriais como pedreiras, destilarias de álcool e açúcar realizam o seu planejamento de distribuição.

“Com as obras, será possível uma sensível melhoria na trafegabilidade e na segurança dos mais de três mil motoristas que passam diariamente pela rodovia, além do desenvolvimento econômico e turístico da região”, disse o Rodrigo Garcia, governador do Estado de São Paulo em exercício. João Dória está nos Estados Unidos.

Texto e fotos: Tiago Lotto