17/05/2019
SEMANÃO CONTRA O AEDES somou quase 20 toneladas de materiais recolhidos por alunos

Quase 20 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas por alunos de cinco escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui que participaram do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”.

O projeto aconteceu de 6 a 10 de maio e teve como principal objetivo eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade.

Participaram do projeto as unidade de ensino Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana), Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro) e Profª Izabel Branco (Ivoninha).

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto teve como parceiros as secretarias de Serviços Públicos/Água/Esgoto, Meio Ambiente, Cultura/Turismo, do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Gabinete, a Santa Casa de Misericórdia de Birigui e a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui).

Também apoiaram a iniciativa da Secretaria de Saúde de Birigui o Laboratório Bio Análise; aa Gráfica VRA Brasil; o CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e a agência Pontual Propaganda.

NÚMEROS – Segundo os organizadores do projeto, 1.086 alunos de cinco escolas participantes recolheram garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada.

O recolhimento dos materiais alcançou 8.280 quilos de materiais recicláveis. Também foram recolhidos 1.250 pneus (11 mil quilos de pneus). A soma total de materiais recolhidos é de 19.280 quilos (quase 20 toneladas).

Todo o material recolhido foi levado para a Coopertrabi, um dos parceiros da prefeitura no projeto.

Foram entregues 5.050 cupons, o que corresponde a uma média de 4 cupons por aluno participante. Quem entregou material, ganhou cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta. O sorteio será neste domingo, dia 19, às 19h30, na Praça Dr. Gama.

Já o aluno que conseguiu reunir o maior volume de materiais ganhou uma caixa de som portátil (uma caixa para cada escola). A entrega das caixas também será domingo.