20/05/2019
Prefeitura realizou entrega de prêmios do projeto SEMANÃO TODOS CONTRA O AEDES

A Prefeitura de Birigui, por meio de uma união entre suas secretarias municipais, realizou no neste domingo (19 de maio) o sorteio e a entrega dos prêmios do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”. O sorteio ocorreu na Praça Dr. Gama, das 20h às 20h30. Confira, abaixo, a lista dos vencedores.

O projeto visa eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade. Realizado de 6 a 10 de maio, a principal ação foi a de recolhimento de materiais inservíveis.

Alunos de cinco escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui recolheram garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada.

O projeto conseguiu movimentar 1.086 alunos, que atuaram diretamente no recolhimento de materiais. Foram entregues 5.050 cupons, o que corresponde a uma média de 4 cupons por aluno participante.

Quem entregou material, ganhou cupom para concorrer ao sorteio de uma bicicleta (uma bicicleta para cada escola). Cada escola contou com uma urna. Elas foram abertas na Praça Dr. Gama pelo prefeito Cristiano Salmeirão e demais autoridades presentes.

Já o aluno que conseguiu reunir o maior volume de materiais ganhou uma caixa de som portátil (uma caixa para cada escola).

O recolhimento dos materiais alcançou 8.280 quilos de materiais recicláveis. Também foram recolhidos 1.250 pneus (11 mil quilos de pneus). A soma total de materiais recolhidos é de 19.280 quilos (quase 20 toneladas).

Todo o material recolhido foi levado para a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui), um dos parceiros da prefeitura no projeto.

Participaram do projeto as unidade de ensino Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana), Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro) e Izabel Branco (Ivone Alves Palma).

“O objetivo geral do projeto é estimular a prática de medidas de controle e prevenção contra as arboviroses, ou seja, combatendo a Dengue, a Chikungunya, o Zika vírus e a Febre Amarela”, falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, que participou do sorteio e da entrega dos prêmios.

Segundo o prefeito, o mais interessante foi o envolvimento dos pais dos alunos, dos servidores das escolas e da comunidade como um todo.

“Essa união faz a diferença no combate ao mosquito Aedes”, completou o prefeito. O evento contou, ainda, com a presença dos secretários municipais da Prefeitura de Birigui, diretoras das escolas participantes do projeto e do presidente do Sincomércio, Maurício Pazian. Maurício representou o presidente da Acib, Danilo Vendrame.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto recebeu apoio das secretarias de Serviços Públicos/Água/Esgoto, Meio Ambiente, Cultura/Turismo, do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Gabinete e da Santa Casa de Misericórdia de Birigui.

Como apoio, o projeto tem suporte do Laboratório Bio Análise; da Gráfica VRA Brasil; do CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), da Monte Tripoli Empreendimentos Imobiliários e da agência Pontual Propaganda.

EMOÇÃO – A aluna Emilly Karolliny Canassa, do 2º ano da escola Profª Ruth Pintão Lot, foi a que somou o maior número de cupons em sua escola. Como prêmio, ela ganhou uma caixa de som portátil dos organizadores do evento.

Mas a emoção tomou conta da aluna no momento do sorteio das bicicletas. Após estar feliz da vida com seu prêmio, Emilly foi surpreendida quando seu nome foi citado no sorteio da bicicleta.

Chorando e muito emocionada, ela recebeu seu segundo prêmio da noite, além dos abraços carinhosos dos organizadores do projeto. As lágrimas de aluna emocionaram várias pessoas presentes.

Além das 5 bicicletas que estavam previstas para o sorteio, os organizadores do projeto realizaram o sorteio de outras 2 bicicletas. Neste sorteio (das duas bicicletas), cupons das cinco escolas estavam na urna.

Outro destaque da noite foi para a aluna Aryelli Bárbara Marinheiro, da escola Nayr Borges Penteado. Ela ganhou uma caixa de som portátil por juntar o maior número de cupons no projeto. Visando valorizar o trabalho da estudante, a direção da Nayr Borges também presenteou a aluna com um tablet.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES

CAIXA DE SOM PORTÁTIL

Profª Nayr Borges Penteado: Aryelli Bárbara Marinheiro (3º C – 232 cupons. ganhou, também, um tablet).

Profª Geni Leite da Silva: Maria Eduarda da Silva Bigoni (5º A – 66 pontos).

Profª Leonor Chaim Cury: Brayn Michel Paleari Segantin (pré-1 A – 78 cupons).

Profª Ruth Pintão Lot: Emilly Karolliny Canassa (2º A – 31 cupons).

Profª Izabel Branco: Guilherme Pereira Sanches (5º ano A – 128 cupons).

SORTEIO DAS BICICLETAS

1-Guilherme R. L. de Lima - Profª Nayr Borges Penteado