23/05/2019
Prefeito visita o Restaurante Popular e anuncia que servidores terão adicional de insalubridade

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (e parte de seu secretariado) esteve na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, no Restaurante Popular Ari Alves, onde anunciou aos servidores do local que eles irão receber adicional de insalubridade de 20%. O Sisep também acompanhou o anúncio.

Localizado na rua Fundadores, 469, Centro, o restaurante tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional de cidadãos em vulnerabilidade social, oferecendo refeições saudáveis e a custo acessível.

A unidade integra o programa federal Fome Zero e está sob a gestão da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Nesta quinta-feira, dia 23, instalamos 5 novos ventiladores de alta vazão no Restaurante Popular. São ventiladores apropriados para esse tipo de ambiente. Diariamente recebemos 400 pessoas no local”, disse o secretário da Sedecti, Nelson Giardino. Segundo ele, o investimento com os novos ventiladores foi de R$ 7 mil.

Em 2018, após apresentar problemas no telhado em função das fortes chuvas, o restaurante passou por obras de melhorias estruturais. Só no telhado o investimento foi de R$ 34 mil.

Salmeirão, sua esposa Isadora Nardi, sua mãe Maria Celeide (atual presidente do Fundo Social de Solidariedade) e os secretários Nelson Giardino (Sedecti), Genilson Martins (Administração), Tânia Moreira (adjunta de Administração), Gilmar Trecco Cavaca (Gabinete) e Tiago Lotto (Comunicação) almoçaram no restaurante.

“Que comida gostosa. É sempre um prazer visitar um local que acolhe bem as pessoas. Fiz questão de trazer minha esposa e minha mãe para almoçar no Restaurante Popular”, comentou o prefeito de Birigui.

O chefe do Executivo lembrou que além dos ventiladores e do telhado, a atual gestão também fez a troca de pisos e reposição de azulejos da cozinha, reforma do forro; adequações na área de recebimento de alimentos com a construção de uma escada; melhorias nos banheiros masculino e feminino, pintura geral interna e externa do prédio, além de melhorias nas câmaras frigoríficas.

VALORES - Idosos acima de 60 anos e os beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem pagam R$ 2.

Para ter direito à redução do valor, o interessado deve apresentar o documento com foto, cartão do programa e comprovante de recebimento do benefício social.

Para o público em geral, a refeição sai a R$ 4.

O almoço é servido gratuitamente para pessoas em situação de rua atendidas e encaminhadas pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Atendimento a Pessoas em Situação de Rua), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de crianças menores de cinco anos de idade.

O horário de funcionamento para o almoço é de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30, exceto em feriados.

O cardápio é sempre diversificado e supervisionado por uma nutricionista e por uma técnica em nutrição.

Insalubridade – Após o almoço, o prefeito fez uma surpresa aos 16 funcionários do Restaurante Popular.

Ao lado do presidente do Sisep, Gilson Paulino da Silva, o chefe do Executivo anunciou que os servidores do local receberão adicionais de insalubridade com percentual de 20%.

“Esse adicional era uma reivindicação antiga do Sisep e dos servidores do restaurante, já que os profissionais a Cozinha Piloto de Birigui receberam adicionais de insalubridade. Sendo assim, estamos fazendo justiça e fazendo o mesmo com os profissionais do Restaurante Popular”, completou o prefeito.

Segue, abaixo, dados fornecidos pela Sedecti, secretaria que administra o Restaurante Popular de Birigui:

Total de refeições mês (média): 8.484

Pagas: 7.276