| 
						                        	
                                                 
	A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste sábado, dia 25 de maio, mais uma ‘arrastão de limpeza’ contra o mosquito Aedes, o transmissor da dengue, zika vírus febre amarela e chikungunya. 
	Noventa agentes atuaram nos bairros Vila Staf, Vila Guarujá, Vila Germano, Village DiFiori, Jardim Sumaré, Perdizes Residencial Parque, Jardim São Cristovan, Residencial São Francisco, Parque São Vicente, Bosque da Saúde I e II e parte do Jardim Bolleli. 
	Os profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui se concentraram na frente do Fórum. As visitas casa a casa e aos terrenos ocorreram das 7h30 às 13h30. Este foi o sexto arrastão de limpeza ocorrido este ano aos sábados, sendo o segundo com verba do Governo do Estado de São Paulo, que pagou R$ 120,00 por sábado para cada agente. 
	A meta da administração seria visitar 2.215 residências. O balanço do arrastão, com os números de residências fechadas, números de objetos com larvas, entre outros, será divulgado em breve pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Educação. 
	“Estamos realizando vistorias domiciliares para eliminação de criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações. Além de realizar essa ação durante a semana, também organizamos arrastões aos sábados”, explicou o educador em saúde pública Marco Sanchez, membro da equipe do CCVZ. 
	NÚMEROS – De 01 de janeiro até o dia 21 de maio de 2019, Birigui registrou 7.418 notificações de dengue, sendo 5.613 casos prováveis. Dos casos prováveis, 4.921 são casos positivos e 692 são casos em investigação. Outros 1.805 são casos negativos da doença. 
	Os números de chikungunya no mesmo período são menores: 55 notificações, sendo 39 em investigação e 30 negativos. 
	Com relação ao zika vírus, Birigui registrou no mesmo período citado acima 55 notificações, sendo 39 em investigação e 16 casos negativos. 
	Em 2019 Birigui não registrou notificações de febre amarela. 
	Os números são da Vigilância Epidemiológica de Birigui. 
	  
	Prefeitura de Birigui 
	Assessoria de Imprensa 
	Texto e fotos: Tiago Lotto 
	  
	 
	  
                     |