27/05/2019
Assistência e Desenvolvimento Social inicia campanha “Dar Esmolas não Alimenta"

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou na última sexta-feira, 24 de maio, a campanha “Dar Esmolas não Alimenta”.

A campanha ocorre em cumprimento a Lei nº 6.589/2018, que tem por objetivo desestimular a prática de dar esmolas, a fim de promover a conscientização da população acerca dos efeitos negativos desse costume. A lei é do Executivo, porém o prefeito Cristiano Salmeirão atendeu indicação dos vereadores José Luis Buchalla, Odair da Monza, Andrey Servelatti, Kal Barbosa e Eduardo Fonseca de Luca, o Eduardo Dentista.

“Dar esmolas pode contribuir com o fomento de vícios em drogas e álcool, por exemplo, sobretudo tendo em vista grupos vulneráveis, como migrantes e pessoas que vivem em situação de rua no município de Birigui”, disse a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Segura.

Segundo a secretária, a melhor forma de ajudar e garantir o direito da população de rua é conhecer os serviços existentes no município e encaminhar essas pessoas para tais.

Placas educativas estão sendo instaladas em diversos cruzamentos localizados em pontos estratégicos da cidade. Na foto acima, imagem da placa instalada na rua 9 de Julho esquina com a Praça James Mellor (próximo da Prefeitura de Birigui).

CONHEÇA - No município existem dois serviços que atendem a população em situação de rua, vinculados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. São eles:

Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua( Centro POP) - O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Realiza encaminhamentos para toda a rede de serviços de acordo com a demanda apresentada.

O Centro POP promove o acesso a espaços para guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação (café da manhã e almoço) e documentação civil. Também possibilita o banho e a lavagem de roupas.

Atende adultos (homens e mulheres), idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Está localizado na rua Roberto Clark, nº 236, Centro. O telefone para contato é (18) 3644-4387. Funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

Abrigo Institucional para pessoas em situação de rua - O Serviço de Acolhimento Institucional, através do Abrigo, oferta atendimento integral e ininterrupto (24 horas) que garanta condições de estadia, convívio, endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

O serviço tem como objetivo principal atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.

É fundamental articular benefícios, projetos, programas e serviços da Política de Assistência Social, bem como de outras políticas, a fim de promover atenção integral a esta população, que teve uma vida marcada pela negação de direitos.

O público que acessa os Serviços de Acolhimento é diverso, são homens, mulheres, grupos familiares com especificidade de grandes fluxos de migrantes, gays, lésbicas, transexuais, travestis, que fazem das ruas a sua morada.

O acolhimento da pessoa em situação de rua somente se dará através de referenciamento pela equipe técnica no Centro POP e análise do perfil.

Está localizado na Avenida João Cernack, S/N, esquina com a rua Santa Tereza, na Vila Troncoso. O telefone para contato é (18) 3644-1236. Funciona todos os dias da semana (ininterrupto).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social