| 
						                        	
                                                 
	A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.  
	Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  
	A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.  
	Diante disso, torna-se primordial a execução de ações pontuais voltadas à conscientização da população e ao aprimorando dos profissionais que executam o acompanhamento dos usuários hipertensos. 
	A Secretaria de Saúde de Birigui realizou então, no decorrer do mês de abril, ampla programação voltada ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril.  
	As atividades voltadas à população foram compostas por palestras sobre o tema, demonstração da quantidade de sal presente nos alimentos, além de entrega de folders e sal de ervas para os participantes.  
	Tais ações foram realizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), nos grupos de acompanhamento de hipertensos e diabéticos (Hiperdia), em recepções das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e grupos de atividades físicas, na área de abrangência das 10 UBSs do município.  
	Segundo a secretaria, a adesão foi de 443 pessoas. 
	Além disso, foi realizado também matriciamento com tema hipertensão arterial nas reuniões de equipe com os profissionais da ESF e NASF-AB, objetivando capacitar esses profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas) na temática abordada, possibilitando aprimorar a qualidade das ações realizadas com a população. 
	Esta ação foi complementada com palestra ministrada pelo cardiologista Dr. Richard Crevelaro, voltada aos profissionais de nível superior que compõem as equipes de ESF e NASF-AB, objetivando capacitar as equipes na prevenção, detecção precoce de lesões em órgãos-alvo e/ou complicações crônicas, além de efetuar o tratamento adequado aos pacientes hipertensos. 
	  
	PREFEITURA DE BIRIGUI 
	Andréa Castilho 
	Responsável NASF-AB 
	Secretaria Municipal de Saúde 
	  
	  
	  
	  
                     |