27/05/2019
SAÚDE INFORMA: vacinação contra a gripe termina sexta-feira, dia 31 de maio

A Secretaria de Saúde de Birigui informa que a vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma das dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) solicitar a sua. A vacina é oferecida gratuitamente. As UBSs atendem das 7h às 18h.

Devem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A Vigilância Epidemiológica de Birigui divulgou nesta segunda-feira, dia 27 de maio, que o município já atingiu os seguintes índices de vacinação:

Grupos Prioritários

•          Idosos: 75%

•          Crianças: 65%

•          Gestantes: 53%

•          Professores: 65%

•          Comorbidades: 68%

•          Trabalhadores: 61%

Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Outras informações sobre a gripe (vírus influenza) podem ser obtidas na UBS mais próxima de sua residência.