29/05/2019
Prefeitura contará com Serviço de Inspeção Municipal; Orientação aos produtores será dia 5/6

A Prefeitura de Birigui, por meio de seu Departamento de Agricultura, está convidando aqueles que produzem alimentos de origem animal para uma apresentação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que será colocado em prática em breve.

A implantação do serviço está prevista na Lei Municipal 6.709, de 5 de abril de 2019, e visa assegurar aos consumidores um maior controle do que é produzido, além de oferecer Segurança Alimentar do município.

O SIM visa registrar e legalizar todos os estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, que incluem carne, leite, ovos, pescados e mel, incluindo também seus derivados.  Atualmente estes estabelecimentos/produtores se encontram na clandestinidade.

APRESENTAÇÃO – No próximo dia 5 de junho, às 9h, no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto (rua Siqueira Campos, 362, Centro), o médico veterinário da Prefeitura de Birigui, Matheus Moreira Beli, fará uma apresentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à toda a população.

A apresentação é aberta ao público e essencial para os produtores de alimentos de origem animal. No encontro, todas as dúvidas sobre o novo serviço que será instalado no município poderão ser tiradas.

“Essa iniciativa da Prefeitura de Birigui, que irá instalar o SIM, vem atender uma necessidade de se ter um controle mais efetivo sobre como são produzidos esses alimentos de origem animal, garantindo um produto de qualidade, que poderá ser consumido tranquilamente pela população, sem riscos à sua saúde”, falou o medido veterinário Matheus Beli.

Segundo ele, o convite para a apresentação do SIM direciona-se principalmente aos açougues, mercados, laticínios, produtores de queijos, produtores de mel e todos aqueles que desejam legalizar sua produção.

“Desta forma, esses produtores irão vender livremente seus produtos no município, dentro dos critérios de qualidade previstos na Lei Municipal 6.709/19”, completou o médico veterinário.

Outras informações sobre o SIM podem ser obtidas no Departamento de Agricultura, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que atende no primeiro andar da rua Siqueira Campos, número 362, Centro.

O telefone do é o (18) 3643-6194.

Departamento de Agricultura