30/05/2019
SECULTUR INFORMA: Ciclo de Gestão Cultural acontece dia 30 de junho em Birigui

Pela primeira vez desde a sua instituição, a Secultur viabiliza o Ciclo de Gestão Cultural em Birigui, com a oferta gratuita de palestra sobre Sustentabilidade e Gestão de Negócios, Workshop Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura e Mentoria de Projetos.

A programação acontecerá no dia 30 de junho, domingo, das 9h às 18h, no CEU das Artes de Birigui, que fica na avenida João Cernach esquina com as Ruas das Tulipas, no Cidade Jardim. As inscrições online estarão disponíveis neste endereço (https://bit.ly/2VWMtdL).

O Ciclo promove uma série itinerante de diálogos e mentorias com pensadores, gestores, pesquisadores e produtores, que aprofunda discussões sobre questões da área da cultura e propicia a troca de experiências bem sucedidas de gestão.

“Esse movimento se dá pelo fato de a cidade ter um olhar atento para as oportunidades que os produtores, gestores e artistas locais podem conquistar, se houver o devido aparato que possibilite o aprimoramento de suas produções e mecanismos de rentabilizarem e garantirem a sustentabilidade do trabalho criativo, o que, por consequência, colabora com o desenvolvimento integral do município”, comentou o diretor municipal de Cultura, Paulo Bernardes.

O Ciclo de Gestão Cultural, realizado em parceria com a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é um projeto das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis.

PROGRAMAÇÃO

Palestra Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais, com Daniele Torres (9h às 10h, com 30 vagas).

Um dos principais desafios na economia da cultura é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas artísticas e culturais potentes a uma visão de negócios adequada.

Nesta palestra, serão discutidos quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual.

Workshop BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura, com Inti Queiroz (10h às 12h30 e 14h às 18h, com 30 vagas).

Workshop BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura reflete sobre o atual contexto da cultura no Brasil e no Estado de São Paulo. Por meio da abordagem de um amplo panorama, apresenta histórico, perspectivas, programas, leis de incentivo, editais e tendências sobre políticas culturais estruturantes.

Mentoria de Projetos, com Daniele Torres (12h30 e 14h às 18h , com 5 vagas)

Mentoria de Projetos a partir da imersão no projeto do realizador cultural selecionado, a mentoria tem como objetivo analisar as principais questões que impactam seu negócio criativo, como qual a demanda ou oportunidade que justifica a ação, a proposta de valor e o público-alvo, oferecendo soluções práticas e buscando identificar produtos e serviços que possam trazer maior sustentabilidade para a ação.

PROFISSIONAIS

Daniele Torres é pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Em mais de 20 anos de carreira, atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. Especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES. Além da empresa Companhia da Cultura, é também sócia e coordenadora de cursos na escola Cultura e Mercado.

Inti Queiroz é linguista, filóloga e produtora cultural. Doutora e Mestre em letras pela USP, com pesquisa sobre as políticas culturais brasileiras contemporâneas. Além de docente dos cursos de gestão cultural da PUC-SP e da Unicamp, ministra cursos livres na escola Cultura e Mercado e nas Unidades do Sesc São Paulo.

INSCRIÇÕES

Inscrições online: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/d6c2e7c74cad027b49b4369a0548ddfb

Arte e texto: Secultur