30/05/2019
Semana Mundial do Brincar acontece neste domingo, dia 2, na Praça Dr. Gama

Neste domingo, dia 02 de junho, das 17h às 21h, a Praça Dr. Gama dará vida a um grande playground para diversas brincadeiras tradicionais, como pular corda, bambolê, pega-pega, amarelinha, show de ciências, espaço para leitura, doação de livros infantis, oficinas artísticas, entre outras atividades lúdicas.

O evento faz parte da Semana Mundial do Brincar e é realizado pela Prefeitura Municipal de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Esportes, Colégio Criando Asas, e apoio da Editora Pindorama, Estante Criatividade e Ciência, Instituto de Psicologia e Excellent Global.

Além das atividades da Praça Dr. Gama, os seguintes setores da Prefeitura de Birigui e instituições contarão com atividades livres e abertas ao público durante toda a semana: CEU das Artes, Biblioteca Municipal, CAM (Centro de Atividades Musicais), Sesc, Colégio Criando Asas e Instituto de Psicologia de Birigui.

As programações completas podem ser acessadas diretamente nos locais em que serão realizadas.

O brincar, tão natural na infância, atualmente encontra dificuldades em função da redução do espaço e do tempo das pessoas responsáveis, além da introdução das tecnologias no cotidiano infantil o que justifica a criação de momentos como estes, que possam relembrar os adultos da importância do brincar, recorrendo às memórias de sua infância.

“O foco volta-se para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de preservação do tempo, do espaço e da companhia para as crianças brincarem, bem como da necessidade de se respeitar e investir na infância”, comentou o diretor municipal de Cultura, Paulo Bernardes.

O Brincar que abraça a diferença

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar, que é celebrado em mais de 40 países do mundo, incluindo o Brasil, em 28 de maio.

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.

Em muitas cidades, o sucesso foi tanto, que houve a necessidade da expansão e, por isso, hoje temos a Semana Mundial do Brincar.

Sua finalidade consiste em promover um momento de troca entre gerações distintas em relação às brincadeiras e jogos tradicionais, que exigem interação, parceria, troca, etc.

Texto e imagem: Secultur