03/06/2019
Secretaria de Saúde divulga resultado do segundo índice de infestação do Aedes Aegypti do ano

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui registrou índice de 4,7% no Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em maio.

Durante a pesquisa, foram vistoriados 2.424 imóveis, sendo encontrados 113 criadouros com larvas. Dentre os recipientes flagrados estão: plásticos, ralos externos, prato de vaso, pneus, bebedouros de animais, entre outros.

Esse é o segundo Liraa do ano feito pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). No primeiro, em janeiro, o índice foi de 3,1%. Na foto, profissionais do CCVZ analisam mapeamento dos bairros.

O levantamento é realizado conforme normas técnicas entomológicas da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), visando o enfrentamento das arboviroses, bem como a intensificação das ações de combate ao mosquito na cidade.

O aumento do índice preocupa as autoridades do município, que não tem medido esforços para combater e controlar a proliferação do Aedes aegypti.

Diversos arrastões já foram realizados aos sábados para eliminar criadouros e reforçar a conscientização da população. Em parceria com a Sucen, foi realizado também serviço de nebulização em várias regiões.

Além disso, os agentes comunitários de saúde fazem visitas casa a casa diariamente para eliminar focos do mosquito. Também é realizado o monitoramento em pontos especiais, como ferros-velhos e borracharias, além de trabalhos educativos nas escolas, como o projeto Semanão da Prevenção contra o Aedes promovido em cinco escolas municipais e que resultou no recolhimento de quase 20 toneladas de materiais inservíveis.

LEVANTAMENTO

A cidade foi dividida em quatro áreas para o levantamento do Liraa. A área 1, que concentra os bairros da região do Monte Líbano, João Crevelaro, Copacabana, Ivone Alves Palma,  Alto doSilvares, Cohab 3, São Braz e Thereza Maria Barbieri, o índice foi de 4,78%. A área 2 que abrange a região do Cidade Jardim, Vila Bandeirantes, Bosque da Saúde, Vila Xavier e Jandaia 2 teve índice de 3,72%.

Na a área 3, que compreende a região dos bairros Distrito Industrial, Novo Parque São Vicente, Vila Isabel Marin, Jardim do Trevo e Vale do Sol, o resultado foi de 4,41%. Já nos bairros da área 4, como Quemil, Silvares, Recanto Verde, Tijuca, Portal da Pérola 1 e 2, Santo Antonio e Jardim Aeroporto, o índice foi de 5,78%.

DADOS

Conforme a Vigilância Epidemiológica, de janeiro até o dia 30 de maio foram confirmados 6.365 casos positivos de dengue, sendo que outros 99 estão em investigação.

Até o momento, não há nenhum caso positivo de chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.