Após estudos e levantamentos, foi elaborado um diagnóstico das nascentes e áreas ciliares do município de Birigui, realizado em 2009, pela Prefeitura de Birigui, por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, contatou-se que cerca de 80% destas áreas encontravam-se degradadas e que havia necessidade de iniciativas de políticas públicas para recuperação e manutenção dessas áreas, bem como proporcionar o aumento dos índices regionais de vegetação nativa e área verde por habitante.
Elaborado e aprovado o projeto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi estabelecida parceria com as empresas CESP, AES Tietê, Flora Tietê e CPFL, para doação de mudas de árvores nativas e exóticas.
De 2009 até o mês de fevereiro deste ano foram plantadas cerca de 16.000 árvores já desenvolvidas pelo viveiro municipal, em diversas áreas da cidade como, Estação de Tratamento de Esgoto, Córrego Parpinelli, Córrego Moimás, Ribeirão Baixote, Córrego do Veado e áreas verdes da cidade. A previsão é que ainda sejam plantadas cerca de 12.000 árvores até o final de 2012.
A filosofia da Prefeitura de Birigui, através da Secretaria de Meio Ambiente é de trabalho planejado e continuado mediante projetos e não de ações pontuais.
|