15/06/2019
Prefeito assina documentos para início de construções nos bairros Portal da Pérola 1 e 2

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, assinou nesta sexta-feira, dia 14 de junho, documentações que autorizam o início da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Portal da Pérola 2 e de sarjetões nos bairros Portal da Pérola 1 e 2.

A soma das duas obras de infraestrutura nos dois bairros é de aproximadamente R$ 805 mil. Os trabalhos deverão começar dia 19 de junho.

Assinaram os documentos o prefeito, o vice-prefeito Carlito Vendrame, o secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, e a secretária municipal de Saúde interina, Marian Nakad.

Os vereadores Fabiano Amadeu, Vadão da Farmácia, Andrey Servelatti, Leandro Moreira, Paquinha e José Luis Buchalla assinaram os documentos como testemunhas.

A primeira Ordem de Execução Serviços ocorreu no Portal 1, onde esteve presente o diretor da Villaggio Engenharia [empresa vencedora da licitação], Marcos Menani. Ele também assinou o documento que autoriza o início das melhorias.

Serão construídos 49 sarjetões nos dois bairros. O investimento é de R$ 180 mil. “É uma melhoria necessária para as ruas destes bairros de Birigui. Depois dos sarjetões, vamos trabalhar para oferecer o recapeamento das vias”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

UBS - A segunda assinatura ocorreu no Portal 2, em frente ao terreno ao será construída a UBS [rua Ernestino Bispo da Silva, esquina com rua Antônio José dos Santos].

Além do prefeito e demais autoridades, estiveram presentes os representantes da empresa que venceu a licitação [DWJ Engenharia], Daniel e Priscila.

Para construir a Unidade Básica de Saúde no Portal da Pérola 2, a atual gestão irá investir R$ 625 mil, com verba do Ministério da Saúde. Será a UBS de número 11 em Birigui.

“Os moradores do Portal e bairros vizinhos não terão que visitar bairros distantes para atendimento médico gratuito. Essa UBS irá atender uma grande parcela de moradores desta região de Birigui”, falou o prefeito municipal.

Salmeirão agradeceu a presença dos moradores e disse que os bairros Portal da Pérola 1 e 2 continuarão recebendo melhorias.

ÍNDICE – Usando a palavra antes de assinar os documentos, o vice-prefeito de Birigui, Antônio Carlos Vendrame, o Carlito Vendrame, fez questão de lembrar que o município está em primeiro lugar no Índice CFA de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração.

O Índice consiste em uma ampla avaliação da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Birigui lidera o Índice entre as cidades que registram de 100 a 290 mil habitantes.

Com média de 8,34, o município atingiu 7,69 em Finanças, 8,50 em Gestão e 8,83 em Desempenho.

Diferentemente de outros índices, o IGM adota uma visão mais abrangente, contemplando indicadores fiscais, de gestão e de desempenho.

São utilizadas diversas fontes de dados de bases públicas como: Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras.

“Parabéns prefeito Cristiano, parabéns equipe da Prefeitura de Birigui. Essa conquista já entra para a história da cidade e é fruto de um trabalho sério e transparente que estamos realizando”, comentou Carlito Vendrame.

Texto e fotos: Tiago Lotto