A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou mais uma ação do Projeto Piloto de Agrofloresta Urbana. O principal objetivo do projeto é oferecer às famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) espaço para plantio de árvores nativas juntamente com legumes, tubérculos, frutas e verduras.
No último dia 14 de junho, a área verde do bairro Chácaras Granville Birigui recebeu a instalação da rede de água para garantir a irrigação das linhas de produção e avançar em mais uma importante etapa do projeto.
Com a possibilidade de irrigação, as famílias poderão iniciar os plantios já nas próximas semanas. O projeto conta com parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com acompanhamento técnico e apoio no planejamento dos plantios que visa promover a diversificação de cultivos das espécies, objetivando a comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo.
“Na agrofloresta a vida pulsa com harmonia e o resultado é proteção dos recursos naturais, produção de alimentos sem agrotóxicos, segurança alimentar, geração de renda e promoção da dignidade humana”, disse o diretor Jefferson Rabal, da Secretaria de Meio Ambiente de Birigui.
O Projeto Piloto de Agrofloresta começou no mês de março, com sensibilização junto às famílias atendidas pelo CRAS IV “Orlanda Macarini Palacio”, que fica no bairro Portal da Pérola 2 e atende moradores do entorno da área verde.
Diferente das hortas-comunitárias, o projeto tem a possibilidade, por além de garantir alimentos para a família, gerar renda para os beneficiários.
Prefeitura de Birigui
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Meio Ambiente
|