23/06/2019
R$ 1,1 MILHÃO: UBS 8 será inaugurada em JULHO. UBS 11 começou a ser construída no Portal

Com investimento de R$ 508 mil reais, a Prefeitura de Birigui vai entregar em breve a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jandaia Residencial Parque.

Chamada de UBS 8 “Santo Bertaglia”, a unidade atenderá na rua Mantura Antônio, número 1.116. A administração comprou o imóvel e promoveu reformas/melhorias em sua estrutura.

A data da entrega será divulgada em breve pelo governo municipal. Até lá, a UBS 8 continua atendendo na rua Fernando Ibanhez, 1.026, também no Jandaia.

A obra da nova UBS do Jandaia começou em março de 2018. A obra estrutural já foi concluída, faltando, apenas, encerrar a instalação de equipamentos internos.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, a administração investiu na nova unidade R$ 260 mil na aquisição do imóvel, R$ 193 mil na obra de adaptação do prédio e outros R$ 55 mil em equipamentos.

A nova UBS 8 vai atender em uma área de 300 m2 (trezentos metros quadrados) e contará com sala de espera climatizada, sala de recepção e arquivo, pré e pós consultas, 4 consultórios (Ginecologista, Clinico Geral, de Enfermagem e Odontológico), sala de Observação e Hidratação, sala de curativo, sala de vacinas, sala de reuniões e agentes, dispensário de medicação e demais dependências como: banheiros de funcionários, banheiros de pacientes com acessibilidades, copa e dispensário do Viva Leite.

A unidade contará com enfermeiros, recepcionistas, médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar odontológico, farmacêutico e serviço gerais.

Lembrando que as dez UBSs de Birigui atendem a população das 7hs às 18hs, de maneira ininterrupta (não fecha para horário de almoço).

FALA PREFEITO – O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, disse que logo no início da sua gestão, em janeiro de 2017, fez um planejamento para melhorar a estrutura das UBSs da cidade, e, também, deixar de pagar aluguel dos imóveis que não são da administração.

“Fizemos uma pesquisa e organizamos a aquisição de uma residência no Jandaia. Fizemos a obra de adaptação, fizemos melhorias e temos um novo espaço, remodelado, para melhor atender como UBS. É mais uma conquista para a Saúde. É mais uma economia para os cofres públicos”, disse o chefe do Executivo.

Das dez UBSs de Birigui, a administração paga aluguel para utilizar quatro locais: UBS 8 do Jandaia (que em breve terá seu prédio próprio); UBS 5 do Santo Antônio, UBS 7 do São Vicente e UBS 9 do João Crevelaro. As demais unidades são prédios da Prefeitura de Birigui.

UBS 11 - A atual gestão iniciou no último dia 19 de junho a construção da UBS 11, que será no Portal da Pérola. A unidade irá atender na rua Ernestino Bispo da Silva, esquina com rua Antônio José dos Santos.

A empresa que venceu a licitação foi a DWJ Engenharia, que já está trabalhando no local.

Para construir a Unidade Básica de Saúde no Portal da Pérola 2, a atual gestão irá investir R$ 625 mil, com verba do Ministério da Saúde. Será a UBS de número 11 em Birigui.

“Os moradores do Portal e bairros vizinhos não terão que visitar bairros distantes para atendimento médico gratuito. Essa UBS irá atender uma grande parcela de moradores desta região de Birigui”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A soma dos investimento nas duas UBSs ultrapassa R$ 1,1 milhão em investimentos na saúde pública municipal.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto