28/06/2019
Prefeito e secretária de Saúde participam de entrega de materiais inservíveis na EM do Santa Luzia

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 28 de junho, da entrega de materiais inservíveis ocorrida na EM Profª Teresinha Bombonati, localizada no bairro Residencial Santa Luzia.

A ação faz parte da segunda etapa do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”. A primeira etapa, que foi de 6 a 10 de maio, reuniu cinco escolas da Prefeitura de Birigui.

A segunda etapa ocorreu de 24 a 28 de junho, em outras três escolas da administração municipal. O objeito é eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade.

“O projeto incentiva o recolhimento de materiais inservíveis, como garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada, local de procriação do mosquito transmissor da dengue”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, também participaram da entrega dos materiais profissionais da Secretaria de Saúde, professores da EMEF, profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), representantes da Unicesumar e demais envolvidos no projeto.

Ao entregar os materiais, os alunos ganham cupons e participam de um sorteio de uma bicicleta (uma bicicleta para cada escola). Já o aluno que conseguir reunir o maior volume de materiais ganha uma caixa de som portátil (uma caixa de som para cada escola).

“Parabéns aos profissionais da EM Teresinha Bombonati, que aproveitaram o dia da tradicional festa junina para promover a entrega do material arrecadado pelos alunos”, comentou a secretário de Saúde, Marian Nakad.

Os alunos das escolas envolvidas também trabalham o tema COMBATE AO AEDES. Na EMEF Teresinha Bombonati, vários cartazes com orientações de como eliminar os criadouros do mosquito foram pregados nas paredes. O tema também foi discutido em sala de aula, visando fazer com que o aluno leve o assunto aos seus pais e vizinhos.

PARCEIROS

São parceiros da Secretaria de Saúde de Birigui nesta fase do projeto a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), a Churrascaria Querência, o Cenaic e a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui).

Todo o material recolhido será destinado aos coletores da Coopertrabi.

As duas primeiras etapas do projeto movimentaram os alunos das seguintes escolas:

Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica)

Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares)

Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana)

Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro)

Profª Izabel Branco (Ivoninha)

EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo (Portal da Pérola)

EM Profº José Sebastião Vasques Calçada (Recanto Verde)

EM Profª Teresinha Bombonati (Residencial Santa Luzia)

Segundo o Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria de Gabinete de Birigui, após as férias de julho o projeto retornará em sua terceira etapa, desta vez envolvendo outras escolas da Prefeitura de Birigui.

Texto e fotos: Tiago Lotto