03/07/2019
UBS do Jandaia atenderá em novo endereço. Atendimento nos dias 11 e 12/7 será interrompido

A Prefeitura de Birigui vai entregar o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS 8) do Jandaia no próximo dia 15 de julho. A inauguração será às 8h. O atendimento ao público começa às 10h. A nova UBS 8 atenderá na rua Mantura Antônio, número 1.116.

Em função da mudança de endereço, o atendimento da unidade na rua Fernando Ibanhez, 1.026, NÃO será feito nos dias 11 e 12 de julho. A prefeitura irá entregar o prédio ao proprietário.

O morador do Jandaia que necessitar de atendimento médico emergencial na quinta dia 11 e na sexta dia 12 deverá procurar o Pronto-Socorro Municipal.

Já para os procedimentos de enfermagem (como curativos, inalação e vacinas) os moradores do Jandaia deverão procurar a UBS 1, que fica no vizinho bairro Cidade Jardim.

Na segunda-feira, dia 15 de julho, após a cerimônia de inauguração, nova UBS 8 estará atendendo normalmente, a partir das 10h, na rua Mantura Antônio, 1.116.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Cristiano Salmeirão, do vice-prefeito Carlito Vendrame, da secretária de Saúde, Marian Fátima Nakad, e demais autoridades.

ECONOMIA – Visando gerar economia aos cofres públicos, a Prefeitura de Birigui, logo no início da gestão 2017/2020, adquiriu um imóvel no Jandaia. A nova UBS 8 vai atender em uma área de 300 m2 (trezentos metros quadrados).

A administração promoveu reforma e melhoria para transformar o prédio em uma Unidade Básica de Saúde. Foram investidos R$ 508 mil reais na obra da UBS 8, denominada “Santo Bertaglia”.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, a administração investiu na nova unidade R$ 260 mil na aquisição do imóvel, R$ 193 mil na obra de adaptação do prédio e outros R$ 55 mil em equipamentos.

A unidade contará com sala de espera climatizada, sala de recepção e arquivo, pré e pós consultas, 4 consultórios (Ginecologista, Clinico Geral, de Enfermagem e Odontológico), sala de Observação e Hidratação, sala de curativo, sala de vacinas, sala de reuniões e agentes e dispensário de medicação.

Conta, ainda, com banheiros para funcionários, banheiros para pacientes, banheiro com acessibilidade, copa e dispensário para atendimento do programa Viva Leite.

Fazem parte da equipe de profissionais da unidade enfermeiros, recepcionistas, médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar odontológico, farmacêutico e serviço gerais.

O horário de atendimento, assim como as outras unidades de Birigui, será das 7h às 18h (não fecha durante o horário de almoço).

“É mais uma importante obra que concluímos para humanizar o atendimento à população. Além da economia, vamos melhorar o acolhimento ao público, já que a nova UBS oferecerá mais conforto, comodidade e praticidade durante os atendimentos dos profissionais da saúde”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Tiago Mariano