05/07/2019
2ª etapa do “Semanão” realizou entrega de premiações aos alunos participantes

A Secretaria de Saúde de Birigui realizou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de julho, o sorteio das bicicletas e a entrega das caixas de som portátil aos alunos participantes do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”.

O objeito do projeto é eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade. Os organizadores incentivam o recolhimento de garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada, local de procriação do mosquito transmissor da dengue.

Os alunos das escolas EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo, EM Profº José Sebastião Vasques Calçada e EM Profª Terezinha Bombonati recolheram na segunda etapa do projeto 10 toneladas de materiais inservíveis.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, e os demais profissionais envolvido no projeto visitaram as três escolas e promoveram o sorteio das bicicletas (uma bicicleta para cada escola). O aluno que recolheu a maior quantidade de materiais ganhou uma caixa de som portátil (uma para cada escola).

“Parabéns aos alunos, pais, profissionais da Educação e todos os profissionais da Saúde envolvidos neste belo projeto. O Semanão é um sucesso e nossa meta é promover esse projeto em todas as escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui”, comentou o prefeito municipal.

PRIMEIRA ETAPA - Criado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), a primeira etapa do projeto ocorreu de 6 a 10 de maio. Participaram cinco escolas da Prefeitura de Birigui. A soma do material nesta etapa foi de 20 toneladas de materiais. Participaram 1.086 alunos.

A segunda etapa, que ocorreu de 24 a 28 de junho, contou com a participação de três escolas da administração municipal. Participaram da ação 619 alunos. Foram recolhidos 10 toneladas de materiais inservíveis.

Todo o material foi destinado para a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui), parceira da Prefeitura de Birigui no projeto.

Também foram parceiros da Prefeitura de Birigui o Laboratório Bio Análise; a Gráfica VRA Brasil; o CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), a Monte Tripoli Empreendimentos Imobiliários, a agência Pontual Propaganda, a Churrascaria Querência e a Unicesumar.

Além do recolhimento dos materiais, os alunos das escolas envolvidas também trabalham em sala de aula tema COMBATE AO AEDES.

Acompanhe, abaixo, os alunos premiados na segunda etapa do SEMANÃO TODOS CONTRA O AEDES:

GANHADORES DAS CAIXAS DE SOM

EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo: Jonas Ferreira Olho

EM Profª Teresinha Bombonatti: Lucas Costa Jacinto

EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada: Yago Henrique J. Oliveira

GANHADORES DAS BICICLETAS

EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo: Yasmin A. da Silva

EM Profª Teresinha Bombonatti: Davi Emanuel

EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada: Kemilly Ludimilla H. Tolentino de Moimaz

Texto e fotos: Tiago Lotto