10/07/2019
CEF aprova financiamento e Prefeitura de Birigui vai concluir três obras antigas e construir duas pontes

A Prefeitura de Birigui vai investir R$ 20 milhões na conclusão de três obras antigas (paradas desde 2011) e construir duas pontes no bairro Cidade Jardim.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, o secretário municipal de Finanças, Fábio Vieira, e o secretário municipal de Administração, Genilson Martins, anunciaram a aprovação do financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF) no último dia 5 de julho.

O chefe do Executivo e os secretários receberam o Gerente Geral da CEF Birigui, Flávio Suizu Yamashita, o Superintendente Regional em Exercício, José Alexandre do Rego, e o Superintendente de Filial da Gerência Executiva de Governo, Rodrigo Mesquita.

Com a aprovação do financiamento, a gestão 2017-2020 vai concluir a obra do Centro do Professorado (bairro Morumbi), o Centro de Convenções (bairro Silvares) e instalar uma nova Cozinha Piloto onde seria a chamada UPA do Jandaia.

Também está previsto no financiamento a construção de duas pontes no bairro Cidade Jardim, obra que visa melhorar a mobilidade urbana daquela região da cidade, além de aumentar a segurança de motoristas e pedestres.

A Prefeitura de Birigui utilizou o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), que visa facilitar e ampliar a concessão de crédito para financiar investimentos em infraestrutura.

O contrato assinado prevê 24 meses de carência e 96 para amortização. A CEF irá liberar a quantia em três parcelas: a primeira, de R$ 8 milhões, será liberada em setembro de 2019. Já as outras duas parcelas serão liberadas em 2020 (R$ 6 milhões cada).

“Queremos concluir obras que irão oferecer economia aos cofres públicos. No bairro Morumbi, por exemplo, poderíamos instalar algumas secretarias da Prefeitura de Birigui, o que iria gerar economia dos alugueis que pagamos”, frisou o chefe do Executivo.

O prefeito também argumentou que as obras paradas, em função dos vários anos de abandono, poderão se deteriorar.

“Isso seria um desperdício de dinheiro público, já que houve investimento financeiro para o início das obras. Estamos trabalhando para concluí-las”, frisou Salmeirão.

Segundo o secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, duas obras serão licitadas em setembro: a obra do Morumbi (Centro do Professorado) e a obra do Alto do Silvares (Centro de Convenções).

CONHEÇA

A atual gestão pretende terminar as seguintes obras (os orçamentos das obras antigas são de 2009):

1-Centro de Formação do Professor e Atendimento ao Aluno de Birigui, o chamado Centro do Professorado, no bairro Morumbi.

Orçada em R$ 5,5 milhões, com recursos do Fundeb, o local poderá sediar algumas secretarias da Prefeitura de Birigui, entre elas a Secretaria de Administração e a Secretaria de Educação, já que o prédio recebeu verba do Fundeb e deve ser usado para fins do setor.

2-Com extensão de aproximadamente 2 mil m2, a obra do Centro de Convenções foi orçada em R$ 2 milhões. Ela fica na avenida Youssef Ismail Mansour e a atual gestão pretende seguir o prevê o projeto original: realização de feiras, exposições, eventos, festas típicas, seminários, entre outros eventos.

3 –Com projeto inicial para ser uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), chamada UPA do Jandaia, a obra foi orçada em R$ 1,5 milhão. Com a mudança do Pronto-Socorro (que passou a atender no Silvares) e com a UBS 1 atendendo 24h, a cidade não necessita de uma UPA.

A atual gestão está trabalhando com pedidos para que a obra seja adaptada para atender como Cozinha Piloto, já que a atual cozinha necessita de ampliação para preparar suas 16 mil refeições por dia.

A Prefeitura de Birigui já devolveu o investimento do Governo Federal feito na obra. Com isso, a obra inacabada passou a ser do governo municipal, que poderá construir aquilo que achar necessário para a população.

4-Visando melhorara a mobilidade urbana e aumentar a segurança no trânsito e dos pedestres, o empréstimo de R$ 20 milhões prevê a construção de duas pontes no bairro Cidade Jardim. As pontes serão nos trechos que ‘cortam’ o Córrego Biriguizinho.

Texto e foto: Tiago Lotto