11/07/2019
PLIÉ: Bailarina de Birigui foi pré-selecionada pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil

A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil promoveu em Birigui nos dias 6 e 7 de julho uma pré-seleção e um workshop. A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) foi parceira no evento e ofereceu gratuitamente o workshop aos interessados.

A avaliação do Bolshoi em Birigui foi uma promoção da Fábrica de Bailarinos e da Escola Souza Melodia Dance, com apoio do Colégio Criando Asas. Cerca de 200 bailarinos participaram da pré-seleção e do workshop.

As atividades aconteceram no salão da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e foram coordenadas pela professora de balé Priscila Santos, bailarina e coreógrafa da Fábrica de Bailarinos, de Birigui. Com experiência adquirida em vários países, Priscila morou 22 anos na Rússia. As avaliações foram feitas por dois profissionais do Bolshoi.

Entre as pré-selecionadas para a avaliação final, está a bailarina de Birigui Isabela Ribeiro Ricardo, de 10 anos. A avaliação final será em outubro, em Joinville (Santa Catarina), sede da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil.

Caso seja aprovada, a menina ganhará uma bolsa para a formação completa no balé. Serão 8 anos de aprendizado, com possibilidade de visitar a Rússia.

“O evento foi extremamente positivo para o segmento da dança, já que Birigui conta com a Escola Municipal de Dança, oferecida no CEU das Artes”, disse o diretor municipal de Cultura, Paulo Bernardes.

Segundo ele, a Secultur está trabalhando para trazer para Birigui um espetáculo do Bolshoi. “Agradecemos os parceiros envolvidos nesse evento, que foi um sucesso. Que possamos realizar novas ações envolvendo esse segmento”, completou o diretor.

"A Fábrica de Bailarinos foi aberta em Birigui há três meses e já mostrou seu potencial: uma de suas alunas irá para Joinville", comentou o prefeito Cristiano Salmeirão, que na manhã desta quinta-feira, dia 11, recebeu a bailarina Isabela. Além do prefeito, também recepcionaram a menina o diretor Paulo Bernardes e a diretora de Turismo, Téka Betini.

A bailarina esteve acompanhada pela mãe, Renata Ribeiro, e pelo avô (Pastor Vando). Idealizado pelo pastor, a professora Priscila Santos está desenvolvendo o Projeto Haverá um Futuro, que oferece aulas de balé e de inglês.

O projeto é desenvolvido na rua Nestor Pulzato, 165b, antigo Aeroporto, no Alto do Silvares.

Acompanhe a lista das pré-selecionadas pela Escola Bolshoi no Brasil:

Ana Julia Rinco de Oliveira (Glicério/SP)

Ana karolina Pereira Silva (Araçatuba/SP)

Ana Luiza Pataro Vieira (Guararapes/SP)

Isabela Ribeiro Ricardo (Birigui/SP)

Nina Gamba Yoshida (Bauru/SP)

Pietra Barbosa Paschoal (Guarulhos/SP)

Rebeca Yokota Cortes (Ilha Solteira/SP)

Sofia Evangelista Cocato (Araçatuba/SP)