25/07/2019
Secultur realiza 1ª semana de Vivencias Culturais e Artísticas no CEU das Artes

A Prefeitura Municipal de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a 1ª Semana de Vivências Culturais e Artísticas, com a proposta de promover a imersão do público em experiências relacionadas a cultura e a arte. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas  de 23 a 26 de julho, com vagas limitadas.

As oficinas e atividades acontecerão de 29 de julho a 03 de agosto e serão abertas à população, sendo necessária a realização das inscrições pessoalmente no CEU das Artes, localizado na Rua das Tulipas, Cidade Jardim ou através do telefone (18) 3638-2110. As aulas, quando iniciadas, também ocorrerão no CEU.

“As ações foram planejadas com intuito de levar novas perspectivas ao público e tornar possível experiências transformadoras, fazendo o indivíduo se reconhecer enquanto pessoa/cidadão valorizado na sociedade”, afirma a coordenadora Jaqueline Balera.

Entre as atividades estão os mais variados segmentos de arte e cultura: cinema, teatro, dança, música, desenho, cultura urbana. O projeto é de responsabilidade técnica da Coordenadora de Dança, Jaqueline Balera, e do Diretor de Cultura, Paulo Bernardes, o projeto conta ainda com o apoio de instituições e produtores culturais de Birigui e região.

De acordo com o diretor de cultura, Paulo Bernardes, esta é a primeira edição de mais um projeto permanente da Prefeitura de Birigui, que busca incentivar o desenvolvimento de ações de arte e cultura aonde as pessoas estão. “Com esta iniciativa, surgem novas possibilidades de conexão entre as pessoas e os diversos segmentos artísticos e culturais, em uma troca que enriquece a experiência estética e criativa dos sujeitos envolvidos”, contextualiza.

Dias 29, 31 de julho e 02 de agosto, segunda, quarta e sexta

Jogos de Quadra

Com Willian Henrique

Crianças que não brincam têm seu desenvolvimento prejudicado, além de favorecer o sedentarismo e obesidade. O uso desenfreado dos celulares, videogames, computadores e afins têm distanciado cada vez mais as crianças das brincadeiras de rua, como pega-pega, pique-esconde, queimada, pular corda etc. A proposta desta atividade em quadra é ensinar a nova geração brincadeiras que as despertam para uma vida mais ativa, sem perder a diversão!

Idade: Acima de 07 anos

Dia 30 de julho, terça

DANÇA DE SALÃO: Xote

Com  Sueli e Valter Andrade

A dança de salão é dançada a dois, com práticas e técnicas artísticas. É considerada uma forma e entretenimento, interação social e atividade física.

Dia 01, quinta

OFICINA DE ARTESANATO: FILTRO DOS SONHOS

Com Use Roots (Caroline Andrade)

O filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura índigena norte-americana, acredita-se que ele tem o poder de purificar as energias separando os sonhos “negativos” dos sonhos “positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui e também é um lindo objeto de decoração.

Idade: Acima de 08 anos

Dias 31 de julho e 01 de agosto, quarta e quinta

RODA DE CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE E RACISMO

Com Luís Henrique

Dia 02, sexta

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Com Jaqueline Balera

A Dança Contemporânea está cada vez mais em evidência no âmbito das danças acadêmicas. Seu processo de criação é livre e possui uma nova noção de corporeidade permeando a ideia de um corpo multicultural. A oficina tem o objetivo de aproximar os bailarinos a essa linguagem através da utilização das técnicas básicas de chão, rolamentos, contato, improvisação e criação.

Idade: Acima de 07 anos

Dia 03 agosto, sábado

AULÃO DE ZUMBA

Com Natt Trevisan

A zumba é uma modalidade de dança fitness com músicas latinas, ajuda no processo de emagrecimento de uma forma muito alegre e divertida!

Dia 03 agosto, sábado

AULA DE DANÇA DO VENTRE

Com Adrielle Ferreira

A dança do ventre é uma dança originalmente do Oriente e reconhecida atualmente como dança folclórica árabe. É uma excelente forma de expressão corporal que esbanja criatividade e feminilidade.

Horário: 10h15 às 11h15

Idade: Acima de 10 anos