29/07/2019
Diabetes nas Escolas: ADJ fez orientações na creche Dona Josefina Gonçalves Silva

Profissionais da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) de Birigui estiveram na manhã desta segunda-feira, dia 29 de julho, na Creche Dona Josefina Gonçalves Silva, unidade de ensino da Igreja Metodista conveniada a Secretaria de Educação de Birigui.

A enfermeira Cláudia, a farmacêutica Isabela e a psicóloga Ethiene estiveram orientando os servidores da creche sobre a Lei Municipal número 6.576, de 21 de junho de 2018, que institui o “Programa Diabetes nas Escolas”.

A lei municipal é de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão. Ela foi criada por meio do anteprojeto de lei de autoria do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho.

"O Diabetes nas Escolas é um programa de prevenção, controle e orientação sobre o Diabetes a ser realizado nas escolas e creches municipais de Birigui", falou o prefeito de Birigui.

"Seu principal objetivo é estimular ações educativas de prevenção ao diabetes tipo 1 e tipo 2 nas escolas e creches municipais, visando capacitar os profissionais sobre os cuidados necessários com o aluno portador de diabetes, a fim de que os pais e alunos tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar", completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

O projeto visa, ainda, desmistificar a doença, dando o apoio necessário para que o bulling não ocorra com estes estudantes nas escolas e creches municipais.

“Vamos orientar os servidores, alunos e pais de alunos sobre a importância da prevenção do diabetes e obesidade. Também orientamos sobre as dificuldades do aluno com diabetes nas escolas. É uma capacitação que estamos fazendo nas unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui”, disse a enfermeira Cláudia, da ADJ de Birigui.

PREFEITURA DE BIRIGUI