| 
						                        	
                                                 
	A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, realiza até o próximo dia 31 de julho a Campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo promover ações de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais. 
	A campanha começou dia 22. Segundo o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), de 22 a 27 de julho foram realizados 599 testes para Hepatite B e C. 
	No último sábado, 27, a campanha realizou seu DIA D da Campanha Julho Amarelo, que ocorreu das 8h às 15h no Centro de Especialidades Médicas, onde foram realizados 206 testes rápidos de Hepatites B e C.  
	Quem ainda não fez o teste, pode comparecer na Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, no Centro de Especialidades Médicas, ou em uma UBS até o dia 31 de julho. 
	A partir de 1º de agosto será necessário fazer agendamento para o teste. O agendamento é feito no Centro Médico e o teste também será feito no local (Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, no Centro). 
	O atendimento ao público para testagem é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. 
	CONHEÇA - As Hepatites B e C são doenças causadas por vírus que prejudicam o fígado e silenciosas na maioria dos casos, ou seja, não apresentam sintomas. Porém podem levar a problemas graves como a cirrose, câncer e em alguns casos causar diabetes. 
	Podem ser transmitidas por relações sexuais ou uso de objetos que entraram em contato com sangue contaminado, como agulhas e seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, materiais de manicures e estúdios de tatuagem quando não esterilizados. 
	Existem tratamentos disponíveis no SUS para quem tem Hepatite B ou C, o que pode levar a cura de muitos casos. Em Birigui, o acompanhamento e tratamento desses pacientes é feito pelo Serviço de Assistência Especializada, onde são realizadas consultas periódicas, exames de rotina e fornecimento das medicações. 
	Qualquer pessoa pode se testar para hepatites, porém a população-alvo de nossa campanha são as pessoas com mais de 40 anos, porque segundo o Ministério da Saúde estima que no Brasil existam 700 mil pessoas infectadas e que maioria delas se infectou em transfusões realizadas antes de 1993 – quando ainda não existiam testes para detectar o vírus nos bancos de sangue – ou ao compartilhar seringas. 
	Cabe ressaltar que os Testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora. 
	É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue. 
	Outras informações podem ser obtidas pelo fone (18) 3643-6262. 
	  
	PREFEITURA DE BIRIGUI 
	Assessoria de Imprensa 
	  
	 
	  
                     |