06/08/2019
Atividades educativas sobre Leishmaniose Visceral Americana acontecem de 5 a 10 de agosto

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção da leishmaniose visceral, a Secretaria de Saúde de Birigui realizará no período de 5 a 10 de agosto diversas ações educativas.

Os trabalhos farão parte da Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose, instituída pela lei 6.526/2018, e a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose.

Durante a semana serão realizadas várias atividades como:

·         Palestras educativas em escolas municipais, particulares e entidades assistenciais.

·         Exposições dialogadas com orientações sobre o controle e prevenção da doença nas U.B.S’s (salas de espera).

·         Orientações preventivas nas comunidades, através dos grupos atendidos pelo NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família).

·         Intensificação das medidas de controle na atividade casa a casa com entrega de folhetos educativos, bem como nas ações de inquérito canino, diagnóstico ambiental e manejo clínico.

·         Realização de um evento na praça Dr. Gama, com exposição em barraca educativa, visando conscientizar a população em geral, através de orientações preventivas, panfletagem, pesquisa educativa sobre a doença, o vetor, e a prevenção.

·         Entrega de ofício circular sobre a Semana Estadual e Municipal de Combate a Leishmaniose, em clínicas veterinárias, hospitais e unidades de saúde.

·         Divulgação através de mídias sociais (facebook, watts zap, instagram) e textos sobre o tema para a imprensa em geral.

DOENÇA

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações. É transmitida ao homem pela picada do inseto vetor infectado, o Lutzomyia longipalpis, mais conhecido como mosquito-palha ou birigui.

Conforme a Vigilância Epidemiológica, de janeiro a julho deste ano uma pessoa foi diagnosticada com leishmaniose, sem mortes. No ano passado, a cidade contabilizou quatro casos, sem nenhum óbito em decorrência da doença.

Apesar de grave, a doença tem tratamento, que é oferecido gratuitamente na rede municipal de saúde.

Já nos cães os sintomas são: crescimento das unhas, queda dos pelos, feridas na pele, secreção ocular, emagrecimento e perda do apetite.

Até o momento, 66 cães foram diagnosticados com a doença, enquanto que em 2018 foram 84. A eutanásia é recomendada como uma das formas de controle da leishmaniose canina, integrada às demais ações orientadas pelo Ministério da Saúde.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde promove durante todo o ano ações de prevenção ao mosquito, por meio do trabalho de orientação da população em não manter matéria orgânica em decomposição nos quintais das casas, ambiente propício para o desenvolvimento do inseto, e sobre posse responsável.

Promove também ações de controle, como testes rápidos em cães e eutanásia dos animais com a doença, além do tratamento da doença em humanos.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (18) 3643-6233.

PREFEITURA DE BIRIGUI