07/08/2019
Sarampo/Caxumba/Rubéola: unidades de saúde oferecem gratuitamente a vacina tríplice viral

A Vigilância Epidemiológica de Birigui lembra que a vacina tríplice viral (SCR) é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a caxumba e a rubéola.

Segundo o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular).

Não há, segundo o Setor de Imunização, nenhum caso confirmado em Birigui e nenhum caso suspeito. “O sarampo pode evoluir com complicações entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nas desnutridas, em adultos maiores de 20 anos, em indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade e gestantes”, falou a enfermeira Isabel Galdeano, da Vigilância Epidemiológica de Birigui.

As complicações que podem ocorrer são a otite média, broncopneumonia, diarreia, encefalite, trabalho de parto prematuro e baixo peso ao nascer. O óbito é decorrente de complicações, especialmente a pneumonia e a encefalite.

A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches, clínicas, meios de transporte.

VACINA GRÁTIS

A vacina tríplice viral (SCR) está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Birigui (UBSs), fazendo parte do calendário de vacinação de rotina para toda a população.

- de 1ano a 29 anos: devem ter 2 doses de SCR
- de 30 a 59 anos: devem ter 1 dose de SCR

Os trabalhadores da saúde têm um risco maior de exposição ao sarampo e de transmissão do vírus a pessoas que potencialmente podem evoluir com agravamento e complicações.

Todos os profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina Sarampo Caxumba Rubéola (SCR) a partir de um ano de idade. Portanto, é fundamental a revisão imediata da situação vacinal para o sarampo entre as equipes de saúde.

Na dúvida, leve as carteiras de vacina de toda a família até a Unidade Básica de Saúde (UBS) para o profissional conferir a vacinação.

Outras informações: (18) 3643-6233 (ramal 231)

PREFEITURA DE BIRIGUI