21/08/2019
SAÚDE LEMBRA: Cuidados com o mosquito Aedes Aegypti devem ser permanentes

Apesar de estarmos no inverno, os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, devem ser permanentes.

A água parada continua sendo um perigo, já que é nela que o mosquito se reproduz, mesmo na água suja. Eliminar possíveis criadouros e manter a limpeza é fundamental para combater e eliminar o mosquito.

O morador pode ajudar fazendo diariamente a limpeza de seu quintal, da frente de sua residência e vistoriando pontos onde possam existir larvas do mosquito.

Os principais pontos são: ralo, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.

O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus, buracos em árvores.

Poder público, empresas privadas, entidades de classe e moradores devem unir forças para combater o mosquito. Essa união de esforços é fundamental para evitar a picada, evitando também casos de dengue, zika e chikungunya.

SINTOMAS

Existe a suspeita de dengue, zika ou chikungunya quando ocorrem os seguintes sintomas:

Dengue
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor atrás dos olhos.
- Dor muscular intensa.
- Fraqueza.
- Sangramento no nariz e gengiva.

Chikungunya
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.

Zika
- Olhos vermelhos.
- Febre baixa ou ausência de febre.
- Dor nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.

Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite. Idosos podem se sentir mais desanimados e prostrados.

Procure seu médico caso apareçam os sintomas da doença.

PREFEITURA DE BIRIGUI