22/08/2019
Sorriso Feliz: Prefeitura e FOA acertam detalhes para retornar às unidades de ensino

A Prefeitura de Birigui e a Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) – Unesp estão acertando os últimos detalhes para dar continuidade ao projeto Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeiríssima e Primeira Infância.

O projeto existe desde 2012, porém em 2018 foi transformado em lei municipal (6.584/2018). “A higienização bucal e as ações de prevenção são fundamentais para crianças”, justificou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, autor da lei.

Idealizado pelo professor doutor Wilson Galhego Garcia, da FOA, o “Sorriso Feliz” promove ações integradas visando à prevenção de cáries e outras doenças na saúde bucal de bebês e crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

“Os pais e demais moradores que Birigui também recebem orientações em suas residências, por meio das visitas dos agentes comunitários de saúde”, lembrou o prefeito de Birigui.

Na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, Cristiano Salmeirão, Wilson Galhego e Felipe Barone (presidente da Câmara de Birigui) estiveram reunidos no Paço Municipal.

O encontro serviu para acertar os últimos detalhes do projeto, que envolve 30 alunos da disciplina de Projetos Especiais, do Departamento de Ciências Básicas da FOA. O retorno das ações acontece em agosto porque a disciplina é do segundo semestre.

“Nas creches da Prefeitura de Birigui, acadêmicos da FOA fazem avaliação nas crianças e ensinam como fazer corretamente a higienização bucal. Além das crianças, as orientações são estendidas aos pais dos alunos e profissionais da Educação”, comentou Wilson Galhego, idealizador do projeto.

O presidente da Câmara participou do encontro a convite do prefeito e do supervisor. A meta é divulgar o projeto nas sessões do Legislativo, visando prestar serviços à população.

Pela Unesp, o projeto tem coordenação das professoras doutoras Doris Hissako Sumida, Alessandra Marcondes Aranega e Ana Claudia de Melo Stevanato Nakamune.

Por parte da Prefeitura de Birigui, a coordenação é da cirurgiã dentista Maria Ester Gumerato, com vasta experiência em creches e na Bebê Clínica da FOA. Drª Ester é funcionária de carreira que tem trabalhado em projetos conjuntos de pesquisa e no apoio ao projeto Canadá.

Em setembro de 2018 o Sorriso Feliz foi apresentado aos ministérios da Saúde e Educação do Canadá pela pesquisadora Annita Velasque Moreira. A pesquisa é realizada por meio de parceria entre a Unesp Araçatuba e a Ryerson University, universidade de Toronto, sob a orientação dos doutores Margareth Zanchetta e Wilson Galhego Garcia.

A pesquisa acadêmica foi intitulada “Um estudo sobre o que facilita ou dificulta o entendimento e o uso de informações sobre a saúde da boca do bebê e da criança para mães, pais e cuidadores”.

Na reunião também foi tratado que o transporte da equipe da FOA será feito pela Prefeitura de Birigui e que os agentes comunitários de saúde de Birigui trabalharão em conjunto com a equipe da FOA nos dias de aplicação do projeto nas creches.

“Além dos benefícios para a saúde das crianças, o projeto Sorriso Feliz cumpre a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa promover uma vida saudável para todas as idades”, salientou Wilson Galhego.

Na manhã desta quinta-feira, 22, Dr. Wilson esteve reunido com a secretária de Saúde de Birigui, Marian Fátima Nakad, e com a diretora do Departamento de Odontologia, Drª Helen Barbieri Figueroa Limieri.

O encontro completou a agenda de atividades que serão realizadas em breve pela Prefeitura de Birigui e Unesp FOA.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Tiago Lotto