30/08/2019
Município VerdeAzul: Birigui firma parceria com Brejo Alegre sobre descarte de pneus inservíveis

Birigui e Brejo Alegre uniram forças para descartar corretamente os pneus inservíveis de seus municípios. Na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão, foi recebido na Prefeitura do Brejo Alegre.

Em reunião com o prefeito Adriano Marcelo Bonilha, acertaram detalhes sobre uma parceria que visa destinar adequadamente os pneus inservíveis existentes nas duas cidades. Também parcipou do encontro o educador ambiental Jefferson Rabal, diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Birigui.

De acordo com a parceria, os dois municípios irão realizar o recolhimento dos pneus descartados em um único ponto em comum, para que a associação responsável pela logística reversa recolha e destine corretamente os pneus.

A parceria busca uma solução para evitar que os pneus inservíveis sejam descartados irregularmente. Quando isso ocorre, tornam-se locais ideais para criadouros de insetos, aumentando o risco do surgimento de doenças. A principal delas é a dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes, que se reproduz na água parada.

"Os pneus descartados de forma irregular são grandes vilões, já que acumulam água e abrigam larvas do Aedes", comentou o educador ambiental Jefferson Rabal.

Ele lembrou que descartar corretamente os pneus inservíveis preserva o meio ambiente e preserva a saúde dos moradores.

Essa ação diz respeito a lei nº 12.305/10, de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e sucessivamente busca diminuir os impactos sanitários e ambientais dos municípios.

Os pneus das duas cidades ficaram no galpão montado na Estada Municipal BGI 443, que fica no Bairro Baixotes da Figueira. De lá, serão destinados corretamente para reciclágem.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Caroline Rocha