31/08/2019
Professores da rede municipal receberam formação sobre ortografia com pesquisadora da Unesp

Os professores que lecionam para turmas de 5º ano da rede municipal de Birigui e os gestores da rede municipal receberam, no dia 29 de agosto, formação sobre o trabalho com ortografia.

A formação foi ministrada pela pesquisadora Patrícia Regina de Souza, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp de Presidente Prudente.

O encontro formativo aconteceu na Escola Municipal Prof. Luciano Augusto Canellas e as discussões focaram o ensino da ortografia a partir de textos dos alunos da rede municipal e de estudos sobre o tema, momento em que a doutoranda apresentou aos profissionais de Birigui propostas de atividades e reflexões sobre como promover um ensino reflexivo dos aspectos ortográficos da língua portuguesa.

VISITA – A professora da Unesp de Presidente Prudente foi recebida pela secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran. O encontro ocorreu na manhã da última sexta-feira (30 de agosto).

Após o encontro, a pesquisadora visitou unidades escolares do município. Ela conversou com professores que relataram já ter usado em sala de aula as orientações que receberam na formação.

“Gravamos a nossa fala durante uma atividade de elaboração de texto. Depois ouvimos a gravação e discutimos que algumas palavras são pronunciadas de uma forma, mas, na escrita, são registradas de outra: como é o caso do 'estou', que às vezes dizemos 'tou', percebendo, assim, aspectos da variação linguística", relatou a professora Ivanete, da Escola Municipal Professora Leonor Chaim Cury.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Secretaria de Educação de Birigui