02/09/2019
Inscrições abertas para o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos

O Departamento de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Birigui e o Instituto Biológico do Governo do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas para o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

O curso é obrigatório para quem tem comércio e deseja obter o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O SIM está previsto na Lei Municipal 6.709, de abril de 2019, e prevê assegurar aos consumidores um maior controle do que é produzido, oferecendo segurança alimentar aos cidadãos.

Segundo o médico veterinário do Departamento de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Matheus Moreira Beli, cinquenta vagas são oferecidas. O curso é gratuito.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado do Governo do Estado de São Paulo, parceiro da Prefeitura de Birigui na realização da capacitação. A prefeitura também recebe apoio do Sebrae/SP.

Para receber o certificado, o participante deverá comparecer nos 4 encontros do curso (quatro segundas-feiras): dia 9, dia 16, dia 23 e dia 30 de setembro.

As aulas acontecerão no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, das 13 às 18h. O auditório fica na rua Siqueira Campos, número 362, Centro.

Para fazer a inscrição, o interessado deve comparecer no local do curso. O atendimento ao público acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Para mais informações, o Departamento de Agricultura, Pecuária e Abastecimento atende pelo fone: (18) 3643-6194.

Dia 9 de setembro

Palestra 1: Legislação, Código de Defesa do Consumidor e Código Sanitário

Palestra 2: Portarias de Boas Práticas de Fabricação

Palestrante: Graziela Gon da Silva (Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Araçatuba)

Dia 16 de setembro

Palestra 1: Noções de Microbiologia de Alimentos

Palestra 2: Doenças Transmitidas por Alimentos

Palestrante: Drª Elisa Helena Giglio Ponsano (Professora PhD da Unesp em Medicina Veterinária Araçatuba)

Dia 23 de setembro

Palestra 1: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Palestra 2: Controle Integrado de Pragas em Estabelecimentos de Alimentos

Palestrante: Djalma da Silva Ribeiro (Educador em Saúde Pública – Vigilância Sanitária de Birigui)

Dia 30 de setembro

Palestra 1: Segurança do Trabalhador e Manipulador

Palestra 2: Equipamentos de Prevenção Individual e Coletiva

Palestrante: Marcos de Moura Barbosa (Coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Araçatuba). Haverá, ainda, mesa redonda com outros palestrantes.

PREFEITURA DE BIRIGUI