13/09/2019
Com ação lúdica, equipe da UBS 4 visita escolas e orienta alunos sobre o mosquito Aedes

Os Agentes Comunitários de Saúde Gabriel, Melissa, Célia, Edilson, Eder, Cássia, Sirlei, Luzinete, Camila, Fernanda, Ednéia, a Agente Comunitária de Saúde Bete as enfermeiras Gabriela e Marta, todos da UBS (Unidade Básica de Saúde) 4, estão realizando uma ação extremamente positiva relacionada ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika.

A equipe está realizando um teatro infantil dentro das unidades de ensino e conscientizando, de forma lúdica, alunos e professores sobre a importância de se combater o mosquito de forma correta.

Criado como atividade do curso de agentes do CEFOR (Centro de Formação), o teatro ganhou força após os convites que surgiram das escolas e creches da Prefeitura de Birigui, que também tratam o tema “Combate ao Aedes”.

No último dia 11 de setembro a equipe da UBS 4 levou o teatro na escola Nair Borges. No próximo dia 18 de setembro o teatro sobre como combater o Aedes será apresentado na escola Geni Leite.

“De uma forma simples e objetiva, brincando com as crianças, a meta é levar informações e orientações de como os alunos e seus pais podem eliminar possíveis criadouros do mosquito e, assim, combater a proliferação do Aedes”, disse o Agente Comunitário de Saúde Edilson Zago, da UBS 4.

ORIENTAÇÕES

Profissionais da Saúde não cansam de lembrar que as principais medidas que evitam criadouros do Aedes são:

-manter residências limpas, principalmente o quintal, as calhas e os ralos;

-bebedouros de cães e gatos também são possíveis criadouros: para trocar a água é necessário lavar os recipientes com água e sabão;

-fechar caixas d’água;

-deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

-mantenha lixeiras limpas e tampadas;

-deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

-preencha pratos de vasos de plantas com areia;

-retirar água acumulada em sua residência (atrás da máquina de lavar roupa, por exemplo).

PREFEITURA DE BIRIGUI