26/09/2019
Doença “Mão, pé e boca” foi tema de palestra para profissionais da Educação

O médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Igor Barcellos, palestrou na manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro, para diretoras e coordenadoras das unidades de ensino da Prefeitura de Birigui.

Dr. Igor orientou sobre a doença “mão, pé e boca” (HFMD), comum em bebês e crianças. Ela é caracterizada por febre, úlceras na boca e erupção cutânea com bolhas.

Ocorre nos meses mais quentes e é transmitida principalmente entre os seres humanos através do contato direto com secreções do nariz e garganta, saliva, bolhas fluidas ou fezes daqueles que têm HFMD.

A palestra ocorreu no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, que fica no primeiro andar da sede da Secretaria Municipal de Educação (rua Siqueira Campos, 362, Centro).

Participaram do encontro diretoras e coordenadoras dos CEIs (Centros de Educação Infantis) e das EMs (Escolas Municipais) da rede educacional do município.

Os profissionais foram orientados sobre como procederem quando surgirem casos de "mão, pé e boca", e outras doenças infectocontagiosas comuns em bebês e crianças menores de 10 anos.

O objetivo da administração municipal é realizar uma ação preventiva e educativa, oferecendo orientações sobre a manifestação desta doença, seu tratamento e medidas de controle no ambiente escolar”, explicou a secretária de Educação de Birigui, Meiriane Beltran.

PREFEITURA DE BIRIGUI