27/09/2019
Prefeito e secretário de Obras foram sabatinados por alunos do Sesi Birigui

O prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, foram sabatinados pelos alunos de robótica do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Birigui.

Em encontro realizado no Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (27), quatro alunas integrantes da equipe Big Bang fizeram várias perguntas sobre os principais problemas existentes em Birigui.

O encontro foi agendado pelo gabinete do vereador Fabiano Amadeu (Pô Birigui), que também participou da reunião acompanhado de seu assessor parlamentar, Marquinhos Gajardoni.

A sabatina dos estudantes faz parte do trabalho de pesquisa que a equipe está desenvolvendo para participar da fase regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL World Festival 2019), que será em dezembro, em Presidente Epitácio.

As alunas estiveram acompanhadas do professor Valter Moreno Cavalhal Júnior e da coordenadora pedagógica Luzilene Lucolotto Escardovelli.

“Temos que conhecer os problemas da cidade e apresentar uma solução inovadora para este problema. É a principal regra da competição”, disse a aluna Bianca.

Além dela, estiveram reunidas com o prefeito, com o secretário e com o vereador as alunas Beatriz, Letícia e Sthefany.

O chefe do Executivo e o secretário de Obras tiraram várias dúvidas das estudantes e apontaram sugestões para a participação da equipe na competição.

“A equipe de robótica do Sesi Birigui já conquistou vários títulos. A Big Bang é já representou o Brasil (e Birigui) em competições internacionais. Parabéns ao Sesi, aos professores e alunos”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Este ano, em junho, a equipe biriguiense conquistou o Aberto Internacional de Robótica do Uruguai, que aconteceu em Motevidéu.

A equipe Big Bang superou 20 países. A competição reuniu 700 estudantes da Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Coreia, Espanha, Estados Unidos, Rússia, entre outros.

Em 2015, a equipe do Sesi Birigui já havia conquistado o Torneio Nacional de Robótica, garantindo vaga na competição internacional.

Nos Estados Unidos, naquele ano, ficou entre as 10 melhores equipes do mundo (o SESI Birigui ficou na 9º colocação entre 106 equipes).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa/Texto e fotos: Tiago Lotto