02/10/2019
Campanha Outubro Rosa 2019: Unidades Básicas de Saúde irão intensificar coleta de preventivos

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática (que não exibe sintomas).

A Secretaria Municipal de Saúde programou várias ações para as mulheres. Serão realizados trabalhos preventivos como palestras educativas em sala de espera, palestras em grupos de hiperdia e grupos permanentes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Haverá, ainda, intensificação de coleta de preventivos. No sábado, dia 5 de outubro, a coleta será feita nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório de Saúde da Mulher (Praça Gumercindo Paiva Castro – antigo pronto-socorro). O atendimento será das 8h às 17h e não há necessidade de agendamento. O atendimento será por ordem de chegada.

De 7 a 11 de outubro a coleta também será feita sem agendamento nas dez Unidades Básicas de Saúde. Após o dia 11, a coleta de preventivos seguirá a rotina da Estratégia Saúde da Família (ESF), com agendamento.

Esta ação da Prefeitura de Birigui cumpre o Objetivo 3 "Saúde e Bem Estar" dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Agenda 2030.

Outras informações podem ser obtidas na UBS de referência do morador de Birigui. A Secretaria de Saúde de Birigui atende pelo fone: 3643-6233.

As fotos são da UBS 10, do bairro Colinas.

PREFEITURA DE BIRIGUI