A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dona Maria Celeide Salmeirão, e a secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran, visitaram a horta do CEI (Centro de Educação Infantil) Dona Josefina Gonçalves Silva.
A unidade de ensino é uma das creches conveniadas da Prefeitura de Birigui que conta com o Projeto Horta, que visa oferecer alimentação saudável e práticas ambientais aos alunos.
Legumes e verduras são produzidos nas hortas. A produção é levada para as refeições dos alunos. Quando possível, também é distribuída para que os alunos levem o alimento colhido para casa.
Das 35 unidades de ensino mantidas pela Secretaria de Educação de Birigui, 15 contam com o Projeto Horta. O projeto é desenvolvido pela Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade de Birigui.
A instalação das hortas é de responsabilidade dos servidores Ronaldo Caramujo e Fabinho Santana, ambos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Eles instalam os canteiros e oferecem treinamento para os alunos e servidores das unidades de ensino da Prefeitura de Birigui.
“O projeto está sendo bastante elogiado pelos pais dos alunos. É uma satisfação orientar nossas crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e, também, sobre o contato com a terra”, comentou a secretária de Educação, Meiriane Beltran.
O projeto faz parte da Agenda 2030 da ONU, que visa desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Projeto Horta está inserido no Objetivo 3 “Boa Saúde e Bem Estar” e Objetivo 15 “Vida Sobre a Terra”.
“O Fundo Social está sempre aberto para apoiar os eventos e atividades da Prefeitura de Birigui”, disse Dona Celeide, mãe do prefeito Cristiano Salmeirão.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Assessoria de Imprensa
|