16/10/2019
Secretaria de Saúde de Birigui recebeu certificação da campanha JULHO AMARELO

Birigui recebeu certificado de participação na campanha JULHO AMARELO 2019 no Estado de São Paulo. O certificado é um reconhecimento da importância dos trabalhos de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais realizados pelo município, via Secretaria Municipal de Saúde.

O certificado foi concedido pelo Programa Estadual de Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Neste ano, através do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Birigui promoveu durante o mês de julho a 3ª Campanha Municipal da Luta Contra as Hepatites Virais, realizando diversas ações de intensificação de testagem para hepatites virais em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento, evento na Praça Drº Gama e testagem em algumas empresas.

“Realizamos 1.480 testes para Hepatites B e C durante o mês do Julho Amarelo, majoritariamente na população-alvo da campanha que são pessoas acima de 40 anos. Desse total foram detectados 6 pacientes portadores de Hepatite C. Além disso, cabe ressaltar que todos eles já estão sendo acompanhados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), serviço que atende os pacientes portadores de hepatites da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva.

A secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, aproveitou para parabenizar o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos na campanha. Ela destacou a importância de ações como essas que facilitam o acesso ao diagnóstico e a possibilidade de tratamento da doença em tempo oportuno.

Vale lembrar que a testagem para hepatites B e C continua sendo oferecida na rotina de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (prédio do Centro Médico). Basta procurar uma dessas unidades e informar-se sobre a realização dos exames.

Esta ação da Prefeitura de Birigui cumpre o Objetivo 3 “Saúde e Bem Estar” dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a chamada Agenda 2030.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (18) 3643-6262.

Na foto acima, o coordenador Caio e a secretária Marian Nakad.

PREFEITURA DE BIRIGUI