O diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins, foi o escolhido de 2019 para receber o título Agrônomo Destaque.
A homenagem aconteceu na tarde da última terça-feira, 15 de outubro, durante espaço solene aberto na 25ª sessão ordinária da Câmara de Birigui.
Conduzida pelo presidente da Câmara, Felipe Barone, a solenidade contou com a presença do homenageado e também do secretário municipal de Gabinete, Gilmar Trecco Cavaca, e do vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Sarkis Nakad.
Na ausência do propositor da lei que criou o reconhecimento público aos agrônomos, vereador José Luis Buchalla, o parlamentar Vadão da Farmácia foi quem discursou em nome da Câmara e promoveu a entrega da placa que simboliza o título.
A concessão do Agrônomo Destaque do Ano foi aprovada em 2017 e, juntamente com Buchalla, assinaram a propositura Andrey Servelatti, Kal Barbosa, Eduardo Dentista e Odair da Monza.
O reconhecimento é feito anualmente pelo Legislativo em comemoração ao Dia Municipal do Agrônomo (12 de outubro).
O indicado para representar a categoria é sempre definido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
Vida
Fábio Moreno Martins é biriguiense, nascido em 12 de fevereiro de 1981. Foi aluno da Escola Estadual Stélio Machado Loureiro e da Escola Técnica Agrícola João Jorge Geraissate, em Penápolis, onde formou-se em Técnico em Agropecuária no ano de 1999.
É bacharel em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista – ESAPP, formado em 2005. Desempenhou seu trabalho como retireiro no Sítio Francisco, no bairro Taquari; técnico agrícola na Fazenda São Marcos, em Costa Rica/MS; assistente técnico de vendas e de pesquisa e desenvolvimento em unidades da Bayer no estado da Bahia e, desde 2008 é produtor rural, dedicando-se a culturas de plantio e pecuária de corte.
Também em 2008 efetivou-se como engenheiro agrônomo na Prefeitura Municipal, onde assumiu o Departamento de Agricultura e Abastecimento no ano de 2011.
*As informações e a foto são da assessora de imprensa Amanda Reis, da Câmara de Birigui.
|