18/11/2019
1º Seminário de Pesquisa Pedagógica sobre o trabalho de investigação na infância em Birigui

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de ação articulada entre Oficina Pedagógica e Supervisão de Ensino, realizou, na quinta feira, 14 de novembro, o 1º Seminário de Pesquisa Pedagógica sobre o trabalho de investigação na infância.

Na oportunidade, foram convidados 40 alunos de Licenciatura em Pedagogia e uma professora da Faculdade de Filosofia e Ciências/ UNESP de Marília.

O evento teve início na sede da Secretaria de Educação de Birigui e contou com a palestra da Profª Drª Juliane do Nascimento, formadora do Programa “União faz a vida” na rede em parceria com o SICREDI, coordenado pela Supervisora de Ensino, Profª. Maria Angélica Pinto de Arruda.

A palestra discutiu prática e teoricamente questões de cunho metodológico para o trabalho com projetos de investigação com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Em seguida, os estudantes universitários foram acompanhados em visita guiada às escolas EM “Prof. Luciano Augusto Canellas”, onde, juntamente com o CEI “Enriqueta Terence”, profissionais e alunos puderam apresentar os projetos de trabalho desenvolvidos neste ano e em anos anteriores.

No período da tarde, dirigiram-se à EM “Profª Nayr Borges Penteado”, onde oportunamente acompanharam não só a apresentação dos projetos desenvolvidos como também uma apresentação teatral elaborada pelos próprios estudantes sobre a importância da pesquisa para a aprendizagem.

Para a Profª. Drª. Luciana Araújo, “ações como essa visam a mobilizar os conhecimentos teóricos que os alunos vêm adquirindo nas disciplinas no decorrer do curso com os saberes específicos da pesquisa e da prática pedagógica, potencializando, assim, a articulação dos saberes teóricos de modo empírico”.

De acordo com o Coordenador de Área da Oficina Pedagógica, e também doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, Prof. Patrick Pacheco Castilho Cardoso, “encontros como os que ocorreram não só possibilitam a visibilidade dos projetos que as unidades vêm desenvolvendo para a garantia da aprendizagem efetiva das crianças, como também são uma forma auxiliar na formação dos futuros professores, que, muitas vezes, saem da graduação sem contato com práticas pedagógicas reais”.

Segundo a secretária de Educação, Profª Meiriane Aparecida Beltran, “o Seminário realizado foi um marco no sentido de se pensar que tais eventos devem ser estendidos às faculdades locais, para que o vínculo entre estudantes de Pedagogia e profissionais da rede de ensino se fortaleçam desde a formação inicial dos professores, que futuramente estarão atuando em nossas escolas”.

PREFEITURA DE BIRIGUI