04/12/2019
Semana de Mobilização de Combate ao Aedes conta com variadas atividades em Birigui

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zooneses) e da equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação), está promovendo a Semana de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti e as arboviroses.

As atividades integram um plano do Governo do Estado de São Paulo, que conta com apoio das prefeituras para o enfrentamento ao mosquito, que transmite a dengue, o zika vírus e a chikungunya.

As primeiras atividades ocorreram de 25 a 30 de novembro e estão em andamento de 2 a 7 de dezembro. As ações são concentradas nas áreas de maior risco e onde houve uma incidência maior de casos de dengue.

Agentes da Secretaria de Saúde de Birigui estão visitando os bairros Residencial Pinheiros, Parque Pinheiros, Jandaia I e II, Jardim Planalto, Birigui I e Residencial Ypê.

A meta dos agentes é visitar as residências e orientar para que o morador elimine criadouros do mosquito. Escolas do município também estão sendo visitadas, assim como hortas comunitárias espalhadas pelos bairros.

O enfrentamento ao Aedes é tema constante das escolas e creches mantidas pela Prefeitura de Birigui. Trabalhos escolares, palestras, atividades e jogos lúdicos com o tema são realizados com os alunos.

Várias escolas já promoveram exposições organizadas por crianças e adolescentes, que passaram a conhecer de perto todas as fases de evolução do mosquito.

A Secretaria de Saúde de Birigui pede apoio da população, que pode ajudar mantendo suas residências limpas, sem objetos que possam acumular água parada.

PREFEITURA DE BIRIGUI