04/12/2019
Prefeito de Birigui entrega de kit de higiene bucal e recebe certificado da UNESP - FOA

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, da entrega dos kits de higiene bucal do projeto Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeiríssima e Primeira Infância, desenvolvido pela Unesp Araçatuba – FOA em parceria com a Prefeitura de Birigui.

O principal objetivo do “Sorriso Feliz” é promover ações integradas visando à prevenção de cáries e outras doenças na saúde bucal de bebês e crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.

Nas creches da Prefeitura de Birigui, acadêmicos da FOA fazem avaliação nas crianças e ensinam como fazer corretamente a higienização bucal.

Além das orientações e avaliações, a FOA conseguiu kits de higiene bucal que estão sendo entregues gratuitamente para todos os alunos das creches mantidas pela Secretaria de Educação de Birigui.

O kit conta com uma escova de dente, uma pasta de dente da Colgate, um sabonete e um panfleto com orientações de como fazer a escovação corretamente e como manter a saúde bucal.

O prefeito esteve no CEI (Centro de Educação Infantil) Dionísia Miragaia Carmine, que fica no Jardim Clayton. O chefe do Executivo foi recebido pela diretora do CEI, Izabel Pompeu, e pelos demais servidores da unidade de ensino.

Também participaram da entrega dos kits a cirurgiã dentista Maria Ester Gumerato, coordenadora do projeto pela Prefeitura de Birigui, a vereadora Carla Bianchi, a coordenadora do projeto, doutora Alessandra Marcondes Aranega (FOA), o idealizador do projeto, doutor Wilson Galhego (FOA), e Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Birigui.

CERTIFICADOS – Aproveitando a presença do prefeito no CEI, o idealizador do projeto entregou ao chefe do Executivo um Certificado da Unesp Araçatuba, assinado pelo diretor professor doutor Glauco Issamu Miyahara, de Boas Práticas em Saúde Bucal. O certificado destaca as ações do prefeito e da prefeitura na atuação de saúde bucal.

O projeto Sorriso Feliz existe desde 2012, porém em 2018 foi transformado em lei municipal (6.584/2018) pelo prefeito Cristiano Salmeirão.

“A higienização bucal e as ações de prevenção são fundamentais para crianças. Esse trabalho em parceria com a Unesp é muito importante”, comentou o prefeito.

O prefeito também recebeu um certificado da direção do CEI Dionísia Miragaia Carmine pela participação no projeto Sorriso Feliz.

Aproveitando o ato, Cristiano Salmeirão entregou um certificado ao professor doutor Wilson Galhego, agradecendo a parceria entre a Unesp Araçatuba e a Prefeitura de Birigui.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Tiago Lotto