10/12/2019
Saúde iniciou processo de implantação do Núcleo Educação Permanente e Humanização

A Secretaria de Saúde de Birigui promoveu no último dia 29 de novembro reunião de abertura dos trabalhos para implantação do Núcleo Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPH).

Tal reunião teve como proposta principal a apropriação do tema educação permanente pelos gestores dos Departamentos da Saúde, objetivando a indicação de um representante de cada setor para compor o NEPH, além de orientá-los no levantamento de propostas com suas equipes para composição do Plano Municipal de Educação Permanente de 2020.

A Interlocutora Municipal de Educação Permanente e Humanização, Andréa Maria Castilho, realizou apresentação abordando a metodologia, os objetivos e as diretrizes e recursos utilizados no desenvolvimento da educação permanente em saúde.

Foi apresentado o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS), instituído através da portaria do Ministério da Saúde n° 3.194, de 28 de novembro de 2017 e os resultados do Plano Municipal de Educação Permanente executado em 2019 no município.

Diante disso, demonstrou a importância de criação do NEPH, instância colegiada com finalidade de elaborar, planejar, apoiar e executar de modo articulado as propostas que envolvem ações de educação permanente e humanização em saúde no âmbito municipal.

Os objetivos principais com a implantação do NEPH são: solucionar os principais problemas dos serviços de saúde, transformar as práticas profissionais, organizar o processo de trabalho das equipes e motivar os colaboradores, culminando com a melhoria nos atendimentos prestados aos usuários.

A coordenadora de UBSs, Elaine Cristina da Silva, também apresentou uma proposta para o ano de 2020, voltada à Saúde do Trabalhador. Será baseada nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), visando um olhar diferenciado e humanizado para os colaboradores da saúde.

PREFEITURA DE BIRIGUI