10/12/2019
Com investimento de R$ 117 mil, Prefeitura de Birigui adquiriu Unidade Móvel de Castração

A Prefeitura de Birigui adquiriu mais um veículo para a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, uma Unidade Móvel de Castração, também chamada de Castramóvel, foi estacionada na Praça James Mellor, onde está em exposição.

O veículo serve para oferecer atendimento gratuito de castração em cães e gatos de moradores da cidade.

O veículo é o de número 47 da gestão 2017/2020, sendo o 25º veículo exclusivo para a Secretaria de Saúde. O Castramóvel será de responsabilidade do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zooneses) da Prefeitura de Birigui.

A conquista da Unidade Móvel de Castração foi possível graças a um pedido da vereadora Carla Bianchi, a Carla Protetora, voluntária de uma ONG que acolhe e cuida de cães e gatos abandonados em Birigui.

A parlamentar de Birigui solicitou apoio do deputado federal Ricardo Izar, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 120.000,00 para a compra do veículo. A empresa vencedora do pregão venceu o certame oferecendo R$ 117 mil.

O restante do valor da emenda e uma contrapartida do governo municipal serão usados para equipar o Castramóvel, que necessita de todos os equipamentos profissionais para realizar as castrações.

A Unidade Móvel de Castração integra os serviços de controle de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Ela será utilizada única e exclusivamente para procedimentos cirúrgicos de esterilização de cães e gatos (castração), vedado o uso para outras finalidades, sendo obrigatório o registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado de São Paulo”, explicou o diretor municipal de Vigilância Sanitária, Ricardo Oliveira.

Segundo o diretor, com a proximidade do fim do ano, o Castramóvel iniciará seus trabalhos em 2020, quando a Secretaria de Saúde também definirá os servidores que irão trabalhar nesta equipe.

Vale lembrar que o Canil Municipal já faz gratuitamente a castração de cães e gatos. O Castramóvel irá atender moradores de baixa renda de regiões periféricas que tem dificuldade de levar seus animais até o canil.

Para colocar o Castramóvel em funcionamento também há a necessidade de aprovação antecipada do CRMV.

Nesta terça-feira, dia 10, o prefeito Cristiano Salmeirão e a vereadora Carla Protetora conheceram o interior do veículo.

“Obrigado ao deputado Ricardo Izar e a vereadora Carla Bianchi. É mais uma conquista para o município de Birigui. Eu sempre digo: juntos mais fortes”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto