As 63 hortas comunitárias do governo municipal atendem atualmente 2.200 famílias de Birigui. Até novembro do ano passado eram 2.180 famílias. O número mudou com a ampliação ocorrida na horta comunitária do bairro Jandaia II, que saltou de 50 para 70 famílias atendidas.
A atual gestão passou a administração do Departamento de Hortas da Prefeitura de Birigui para o Fundo Social de Solidariedade de Birigui, órgão sem fins lucrativos que integra a Secretaria Municipal de Gabinete.
Além de dar mais atenção para as hortas comunitárias e aumentar o número de canteiros nos bairros, a atual gestão também implantou o projeto Hortas nas Escolas, que visa oferecer alimentos para alunos matriculados nas escolas e creches da Prefeitura de Birigui.
Tanto nas hortas comunitárias como nas hortas das escolas e creches, o governo municipal oferece suporte de técnicos e kits com sementes e equipamentos.
Cebolinha, salsinha, couve, almeirão, berinjela, vagem, coentro são alguns dos exemplos do que é produzido nas hortas. Os alimentos são produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas.
“A plantação de uma horta orgânica consiste em cultivar de forma ecológica e sustentável verduras, legumes, plantas e ervas medicinais, sem a necessidade de utilização de adubos químicos, agrotóxicos ou qualquer outra substância que possa vir a prejudicar o ambiente e fazer mal à saúde do ser humano”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.
“Alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais. Eles evitam possíveis problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas”, completou o prefeito.
Até dezembro de 2020, a atual gestão pretende saltar de 63 para 70 hortas comunitárias espalhadas pelos bairros de Birigui.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Assessoria de Imprensa
|