12/03/2020
Vigilância Epidemiológica de Birigui informa que não há na cidade casos confirmados de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio de seu Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que não há casos confirmados de coronavírus (COVID 19) na cidade.

O coronavírus causa infecção respiratória, semelhante a um resfriado comum. O município de Wuhan, na China, foi apontado como epicentro do novo coronavírus. Os casos começaram em janeiro deste ano.

A orientação dos profissionais da Saúde é para que os moradores tomem medidas que ajudam a evitar a contaminação. Os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas são:

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

*Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

*Evitar contato próximo com pessoas doentes.

*Ficar em casa quando estiver doente.

*Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

*Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

DÚVIDAS? O morador que estiver com dúvidas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

PREFEITURA DE BIRIGUI