16/03/2020
CORONAVÍRUS: Prefeitura, SINBI e ACIB unem forças. “Birigui tem estrutura”, diz médico

A Prefeitura de Birigui, o SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) uniram forças para o enfrentamento ao coronavírus, a doença COVID-19.

Na tarde desta segunda-feira, 16 de março, os órgãos de classe estiveram reunidos com o prefeito Cristiano Salmeirão. “A meta é preservar vidas. Primeiro a saúde”, disse o prefeito.

A reunião ocorreu no Paço Municipal. Além do prefeito, estiveram presentes o presidente do SINBI, Renato Ramires, o diretor da FIESP, Samir Nakad, a diretora do SINBI, Silvia Mestriner, o empresário Paulo Doc, o presidente da ACIB, Maurício Pazian, o empresário Carlos Mestriner e os assessores da Prefeitura de Birigui Carlos Farias, Aladim José Martins e Tiago Lotto.

Visando não prejudicar os trabalhos diários das indústrias e dos profissionais do comércio local, a Prefeitura de Birigui optou por não suspender o atendimento das creches.

“As aulas nas ESCOLAS serão suspensas por tempo indeterminado. Já as creches estarão abertas e será opcional para os pais levá-las ou não. Essa medida visa preservar vidas”, frisou o prefeito.

Birigui conta com 35 unidades de ensino: 18 são creches e 17 escolas. As 18 creches irão atender normalmente.

“Agora é hora de unir força. O governo municipal e os setores do comércio e calçadista entraram em um consenso sobre a importância de unir forças para enfrentar o coronavírus”, disse o presidente do SINBI, Renato Ramires.

AS AULAS NAS ESCOLAS SERÃO SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 23 DE MARÇO, A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA.

É importante não deixar as crianças menores de idade perto dos idosos (público mais vulnerável ao coronavírus). Servidores das creches com mais de 59 anos não irão trabalhar para evitar contato com as crianças.

O prefeito colocou os profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui à disposição do SINBI e da ACIB para orientações, explicações ou palestras aos colaboradores destes setores.

"Faremos um monitoramento diário dos acontecimentos da cidade e região. Todas as medidas serão tomadas em conjunto. Esse grupo continuará a se reunir para tratar da doença", disse o presidente da ACIB, Maurício Pazian.

A partir do dia 23 também serão suspensas as atividades das escolinhas esportivas da Prefeitura de Birigui e aulas e atividades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

O Centro Dia do Idoso e o Restaurante Popular deverão suspender suas atividades, assim como outros setores da prefeitura. A suspensão será divulgada em breve.

O prefeito Cristiano Salmeirão irá publicar nos próximos dias, no Diário Oficial do Município, um Decreto sobre as medidas que a administração irá tomar para combater a doença. Todos os eventos da Prefeitura de Birigui já agendados foram suspensos.

ESTRUTURA - O médico infectologista da Secretaria de Saúde de Birigui, Dr. Igor Barcellos Precinoti, disse que Birigui tem estrutura para enfrentar a doença.

“Impedir casos de coronavírus é praticamente impossível, mas podemos minimizar e promover ações que visam impedir que a população seja contaminada pelo vírus de uma só vez”, falou o médico.

Segundo ele, o cidadão deve lavar as mãos com água e sabão constantemente, além de utilizar álcool em gel em abundância.

Também é necessário evitar grandes aglomerações e lugares fechados com quem não se conhece. Evitar beijos e apertos de mão é essencial.

Até o momento Birigui não registrou casos de coronavírus. Há, apenas, um caso suspeito da doença. A Secretaria de Saúde de Birigui aguarda o resultado do exame, que é feito pelo Instituto Adolfo Lutzs.

Após a reunião com representantes do SINBI e ACIB, o prefeito esteve reunido com parte de sua equipe de governo e com o vereador Andrey Servelatti. Uma transmissão ao vivo foi feita na página da Prefeitura de Birigui no Facebook. O vídeo está disponível aos interessados. A transmissão serviu para orientar a população sobre o coronavírus e, também, informar sobre a suspensão das aulas, eventos e atividades da Prefeitura de Birigui.

PREFEITURA DE BIRIGUI