O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 18 de março, proprietários e representantes de academias de Birigui que uniram forças para promover ações que visam combater o coronavírus (Covid-19).
Apesar da Prefeitura de Birigui publicar o decreto 6.586/2020, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais para evitar o contágio do Covid-19, as academias, por iniciativa própria, entraram em acordo e optaram por interromper suas atividades de 21 a 29 de março.
“Somos provedores de saúde e um de nossos objetivos é a preocupação com a saúde daqueles que procuram os nossos estabelecimentos. Vamos interromper as atividades nestes 9 dias”, disse a professora Soraia Sercil Silva, proprietária e profissional de educação física da academia Vidativa.
Participaram da reunião na Prefeitura de Birigui representantes da Academia Elton Faco; Academia Vidativa; MFit; life; Arena; Corpus; Ensith; Ghange; Nino e Acqua vita.
“O encontro foi muito produtivo. As academias estão de parabéns pela iniciativa”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.
A Prefeitura de Birigui suspendeu as aulas das ESCOLAS da prefeitura a partir do dia 23 de março (próxima segunda-feira), com tempo indeterminado para o retorno. A suspensão é uma antecipação do recesso escolar de julho.
Também foram suspensas as aulas das escolinhas esportivas da Secretaria Municipal de Esportes, aulas do CEU das Artes e demais aulas e atividades das secretarias municipais.
O Centro Dia do Idoso e o Restaurante Popular não estão atendendo, visando evitar aglomeração de pessoas.
O decreto também é orienta para que eventos particulares suspendam reuniões com mais de 50 pessoas.
A Prefeitura de Birigui também suspendeu o gozo de férias dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, por um período de 60 dias; atendimentos odontológicos das UBSs e CEO (ressalvados os casos de urgência e emergência); censo dos servidores ativos e a prova de vida dos aposentados e pensionistas do BiriguiPrev; atendimento dos CRAS e dos CREAS; do Fundo Social de Solidariedade; aulas da FATEB e emissão de alvarás para eventos, feiras e afins.
O decreto também recomenda isolamento voluntário de 7 dias de pessoas que realizaram recentes viagens internacionais para locais afetados pelo coronavírus.
Na presença dos sintomas (tosse seca, dor de garganta, febre alta e dificuldade em respirar) é recomendado que a pessoa promova o autoisolamento.
Acompanhe as ações preventivas diárias que podem auxiliar na prevenção de propagação de vírus respiratórios:
· Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica;
· Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
· Evitar contato próximo com pessoas doentes;
· Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
· Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Assessoria de Imprensa
|