A Prefeitura de Birigui e a Acib [Associação Comercial e Industrial de Birigui] estiveram reunidas para alinhar uma possível flexibilização no atendimento do comércio do município durante o período de quarentena e enfrentamento ao coronavírus.
Em encontro realizado nesta segunda-feira, 20 de abril, na sede da Acib, o presidente da associação, Maurício Pazian, recebeu o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e os secretários municipais Glauco Peruzzo (Negócios Jurídicos) e Carlos Farias (Governo).
Também esteve na reunião a gestora da Acib, Josi Mendes, e o advogado Alexandre Franzói, do Sincomércio. Além da Acib, Maurício Pazian também é presidente do Sincomércio.
“Discutimos a preparação de ações e procedimentos que os estabelecimentos comerciais deverão adotar, tendo como base medidas preventivas e critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.
Segundo o chefe do Executivo, a Acib apresentou experiências já iniciadas em outros municípios, que também trabalharam para a reabertura do comércio e receberam apoio de várias frentes representativas.
“Desejamos que a flexibilização em Birigui seja realizada com ampla segurança e sem riscos de saúde para empregados, empregadores e toda a população”, frisou o prefeito.
De acordo com o secretário de Governo de Birigui, Carlos Farias, a reabertura do comércio local visa implantar um programa consistente de prevenção contra a Covid-19 em Birigui, observando aspectos legais e funcionalidade para que os resultados sejam de êxito do ponto de vista de saúde e retomada da economia, garantindo os empregos e fortalecendo o comércio.
“A Acib é uma instituição de maior importância para a cidade de Birigui, que representa um panorama de empregos de mais de 10 mil pessoas e vem colaborando e cooperando com o município de forma muito responsável neste enfrentamento diante da crise do coronavírus. Esse trabalho em conjunto é fundamental para o fortalecimento do comércio”, completou Carlos Farias.
O secretário de Negócios Jurídicos lembrou que as medidas adotadas pela Prefeitura de Birigui fizeram do município um dos menos infectados pelo novo coronavírus.
Em um cenário de aproximadamente 123 mil habitantes, apenas 8 casos positivos de coronavírus foram confirmados até esta segunda-feira, dia 20 de abril.
Dos sete casos, seis estão fazendo isolamento social e tratamento em suas residências. Apenas um paciente está internado.
Birigui também foi destaque em uma recente pesquisa do Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo, que aponta o município com 50% de isolamento social.
“O isolamento deve continuar, porém podemos ter um regramento para a flexibilização do funcionamento do comércio, que poderá atender fazendo medidas que preservem à saúde das pessoas”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.
NOTA PÚBLICA DO MP E REUNIÃO DIA 22
Nesta quarta-feira, dia 22 de abril, o prefeito Cristiano Salmeirão pretende reunir a Acib, a Prefeitura e a Promotoria de Justiça de Birigui para tratar sobre uma possível flexibilização do comércio.
Segundo o prefeito, um plano de ação respeitando as normas da Organização Mundial de Saúde será apresentado ao Ministério Público.
Nesta segunda-feira, dia 20, a Promotoria de Justiça de Birigui enviou ao prefeito e ao presidente da Acib uma Nota Pública informando que neste momento não existe possibilidade de reabertura dos comércios.
A Nota Pública está disponível na FOTOS 2 e 3 (basta clicar na foto da reunião, acima). O documento é assinado pelos promotores Claudia Maria Bussolim Curtolo, Maurício Carlos Fagnani Zuanaze e Paulo Campos dos Santos.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Assessoria de Imprensa
|