01/06/2020
Prefeitura e Sucen iniciaram retirada de ninhos de barbeiros das palmeiras imperiais

A Prefeitura de Birigui e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, a retirada do inseto barbeiro (que transmite a doença de Chagas) das palmeiras imperiais das praças James Mellor, da avenida Governador Pedro de Toledo e da rua 9 de Julho, em frente a Escola Roberto Clark.

Os trabalhos seguem até o dia 15 de junho e serão feitos das 8h às 12h. Os motoristas que utilizam esses trechos da cidade devem redobrar a atenção no trânsito.

Agentes da Sucen e agentes de endemias da Divisão de Controle de Vetores, órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, estarão trabalhando em conjunto durante a ação. Os trabalhos terão apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“Fizemos um mutirão para caçar o inseto nas palmeiras destas duas praças, onde existem vários ninhos de pombos, onde o barbeiro se aloja. Após a poda e retirada dos insetos, os agentes aplicam um inseticida contra o barbeiro”, explicou a agente de endemias Rosilene Oliveira Montanholi, da Divisão de Controle de Vetores.

Depois de recolhidos pelos profissionais, os insetos são encaminhados para o laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está contaminado ou não.

Segundo o órgão, a análise serve para saber se o inseto está contaminado com o trypanosoma cruzi, que é o agente causador da doença de Chagas.

Atuaram pela Secretaria de Saúde os agentes José Cláudio da Silva Júnior e José Eduardo Laroca. Pela Sucen, atuaram nos trabalhos João Marcelo Ribeiro, Willian Cândido de Jesus e Jurandir Forcassim.

DOENÇA

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

A doença de pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

·         febre prolongada (mais de 7 dias);

·         dor de cabeça;

·         fraqueza intensa;

·         inchaço no rosto e pernas.

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

·         problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;

·         problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.

Como a doença de chagas é transmitida?

As principais formas de transmissão da doença de chagas são:

·         Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).

·         Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.

·         Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto.

·         Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.

·         Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.

·         Para combater e eliminar os insetos barbeiros deve-se deixar sempre limpos casas e locais onde possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás de quadros, camas, malas, lenhas, tijolos).

Outras informações: Divisão de Controle de Vetores (18) 3643-6234.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Tiago Lotto