15/06/2020
Com a ajuda do deputado Roquinho, Birigui conquistou outros cinco respiradores

A Prefeitura de Birigui informa que mais cinco respiradores, os chamados ventiladores mecânicos que ajudam o paciente a respirar artificialmente, serão destinados para a Santa Casa de Birigui.

A informação foi divulgada pelo prefeito Cristiano Salmeirão no final da tarde desta segunda-feira, dia 15 de junho. Os equipamentos serão utilizados por pacientes que tratam da covid-19.

Na última quinta-feira, dia 11, o município já havia recebido cinco respiradores. Os equipamentos já estão no hospital da Santa Casa de Birigui. Falta, apenas, a instalação dos monitores, que deverá ocorrer nos próximos dias.

A Santa Casa já contava com 4 respiradores e, recentemente, fez a compra de outros 2 (ainda não chegaram). Com mais dez anunciados pelo prefeito Cristiano Salmeirão, o hospital contará com 16 ventiladores mecânicos.

Cada equipamento custa aproximadamente R$ 97 mil.

“A covid-19 prejudica o trato respiratório inferior, que envolve a parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. O respirador é essencial para o paciente com a doença”, salientou o prefeito Cristiano Salmeirão.

AGRADECIMENTO

O prefeito de Birigui disse que os 10 respiradores foram conquistados por intermédio do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho.

Os equipamentos vieram da Turquia para o Governo do Estado de São Paulo, que está analisando a situação de cada município.

Cristiano Salmeirão também agradeceu o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

* Foto: equipamentos que chegaram na Santa Casa de Birigui no último dia 11 de maio de 2020.

PREFEITURA DE BIRIGUI